Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
PecuáriaPequenos e Médios
10/06/2025
Asbraer

Sada: Piauí realiza maior inquérito sanitário da história para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina

0
0

​Na primeira etapa foram enviadas 466 amostras de soro bovino, coletadas em 66 propriedades de 44 municípios piauienses, para análise em laboratório de Minas Gerais.​

10/06/2025 | Assessoria de Comunicação – SADA

Foto – Reprodução SADA

​

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), está conduzindo o maior inquérito sanitário já realizado no estado para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina. O objetivo é identificar a situação epidemiológica das duas zoonoses, que afetam rebanhos e podem ser transmitidas para seres humanos, comprometendo a saúde pública e a produtividade agropecuária.

De acordo com Janilson Sousa Lima, coordenador estadual do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), nesta primeira etapa do inquérito foram enviadas 466 amostras de soro bovino, coletadas em 66 propriedades de 44 municípios piauienses, para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Minas Gerais, unidade credenciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“A segunda fase do levantamento sanitário será concluída ainda neste mês de junho, com o envio de cerca de 500 amostras. Já a terceira e última etapa, que será a mais abrangente, prevê o encaminhamento de aproximadamente 1.000 amostras até o final de outubro”, completa Janilson.

Atualmente, o Piauí é classificado como zona de risco desconhecido para a brucelose e a tuberculose bovina. Com a conclusão do inquérito e a obtenção dos resultados laboratoriais, a Adapi terá um diagnóstico preciso da incidência das doenças no estado, o que permitirá solicitar junto ao Mapa a reclassificação sanitária do território piauiense. Isso facilitará a movimentação interestadual de rebanhos, a comercialização de produtos e subprodutos de origem bovina e a ampliação de mercados, tanto nacionais quanto internacionais.

A previsão é que o relatório final do inquérito seja apresentado até o final de 2025, definindo estratégias para consolidar o Piauí em uma nova condição sanitária nacional.

Foto: Ascom Sada

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Semana do Meio Ambiente tem ação da Agraer em Bataguassu

Próximo

Conferência Territorial da RMR reúne representantes para debater o futuro do campo no IPA

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}