Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
19/05/2025
Asbraer

Rurap: Mutirão atende 300 agricultores afetados pela praga da mandioca com crédito rural kits de alimentos no Amapá

0
0

​Ação ocorreu no município de Amapá com atendimentos nas comunidades Montanha da Pluma, Água Branca, Base Aérea, Carrapeta, Amapá Grande dos Miras, Cajueira, além dos Projetos de Assentamento Piquiá do Amapá e Cruzeiro

19/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Rurap

Foto – Reprodução Rurap

​

Mais de 500 famílias afetadas pela praga da mandioca, a Vassoura de Bruxa, foram beneficiadas com atendimentos, serviços e entrega de 300 kits de alimentos durante o mutirão de Crédito Rural promovido pelo Governo do Estado no município de Amapá. 

A programação ocorreu no Ginásio Jânio Ubirajara, reunindo produtores rurais, autoridades e instituições parceiras. A ação agregou serviços como emissão de CAF (Cadastro do Agricultor Familiar) e Micro Crédito Rural (Pronaf B) para às comunidades Montanha da Pluma, Água Branca, Base Aérea, Carrapeta, Amapá Grande dos Miras, Cajueira, além dos Projetos de Assentamento Piquiá do Amapá e Cruzeiro; todos afetados pela crise fitossanitária.

O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, reforçou o compromisso com o fortalecimento do setor rural, ressaltando que os mutirões de crédito, assim como as Caravanas de Atendimento Rural, facilitam o acesso do agricultor aos serviços essenciais. 

“Hoje atendemos mais de 300 pessoas, o que mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é possibilitar o crescimento do produtor rural e fortalecer a economia do estado”, pontuou o diretor-presidente.

A iniciativa, realizada durante o feriado de Cabralzinho, na quinta-feira, 15, foi coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) em conjunto com as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Assistência Social (Seas). Participaram ainda as Secretarias de Turismo (Setur), Bem-Estar Animal, Pesca e Aquicultura (SEPAq), além da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro), Banco da Amazônia (Basa), Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Amapá.

Além das medidas de apoio aos agricultores, com kits de alimentos e serviços voltados para o fomento da agricultura familiar como o crédito rural, o Governo do Amapá também atua no combate à praga da mandioca garantido mais investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e na aquisição de sementes e mudas de outras culturas agroalimentares para atender os agricultores afetados pela crise fitossanitária da mandiocultura, até que as pesquisas para identificação de novas variedades de mandioca resistentes à praga apresentem resultados.

Para a agricultora Daniela Brito, do Projeto de Assentamento Piquiá, a ação representa um novo começo. “Tenho 30 hectares prontos para cultivo e, com o apoio do Rurap, vou iniciar o plantio de abacaxi. Já imagino tudo cheio de frutas”, contou entusiasmada.

A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, enfatizou o caráter emergencial da ação. “Estamos enfrentando um período de cheias que afeta a pesca, somado aos impactos da Vassoura-de-Bruxa. Por determinação do governador Clécio, ações emergenciais estão sendo levadas a toda a extensão rural do estado”, reforçou a secretária.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-PA mobiliza pescadores de Belém para crédito rural

Próximo

Empaer-MT desenvolve tecnologia com drones que reduz necessidade de coleta de solo em comunidades tradicionais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}