Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
NaturezaPequenos e Médios
07/07/2025
Asbraer

Programa PAA Indígena fortalece produção sustentável e garante dignidade ao Cinta Larga com políticas públicas executadas pela Emater-RO

0
0

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas

07/07/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/RO

Reprodução – Emater/RO

​

A aldeia Roosevelt, localizada no município de Espigão do Oeste (RO) e habitada pelo povo Cinta Larga, foi palco nesta sexta-feira (4) de mais uma importante ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Mais de R$ 2,5 milhões foram destinados pelo Governo de Rondônia, com recursos federais, para a aquisição de alimentos produzidos por comunidades indígenas, beneficiando diretamente os povos originários. A ação marca a quarta etapa de compras do programa em 2025.

A agenda foi realizada por determinação do governador de Rondônia, Marcos Rocha, que tem priorizado a implementação de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva, valorização cultural e desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. “Ver a satisfação dos produtores, a organização da comunidade e a produção sustentável em andamento é a maior prova de que esse programa está dando certo”, afirmou o governador.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS E SABERES TRADICIONAIS


O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida, assegurando geração de renda, segurança alimentar e reconhecimento dos saberes tradicionais. Os produtos adquiridos são destinados a instituições socioassistenciais, enquanto os produtores recebem diretamente os recursos.

Nesta quarta compra, foram entregues itens como banana, mandioca, milho, abóbora e batata-doce à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pela distribuição. O investimento total já soma R$ 2,5 milhões, oriundos de recursos federais, gerenciados pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater-RO.

​A Emater-RO leva assistência técnica, respeitando a cultura e promovendo dignidade dos povos indígenas

ASSISTÊNCIA TÉCNICA QUE TRANSFORMA REALIDADES


O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, acompanhou de perto a ação e destacou a importância da assistência técnica no fortalecimento da produção sustentável e na comercialização dos alimentos. “A Emater está presente, lado a lado com os povos indígenas, levando assistência técnica, respeitando sua cultura e promovendo dignidade”, afirmou.

Esse trabalho inclui desde a organização comunitária e emissão de documentos, como o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), até o planejamento da produção adaptado às realidades culturais e ambientais de cada etnia. Atualmente, a aldeia conta com um técnico exclusivo, no entanto, a demanda crescente demonstra a necessidade de ampliar o número de profissionais em campo. “Muitos depoimentos dos nossos produtores indígenas ressaltam os avanços do programa, mas também cobram mais técnicos da Emater. A vontade de produzir de forma sustentável é evidente, e o que vemos aqui é um exemplo de que é possível aliar geração de renda com preservação cultural e ambiental”, destacou Brandão.

​rodutores indígenas ressaltam os avanços do PAA para a comunidade​

COMPROMISSO COM O FUTURO


Para o governador Marcos Rocha, o PAA Indígena é uma política pública que promove cidadania e justiça social. “Por meio de uma atuação técnica, séria e humanizada, conseguimos promover não apenas o desenvolvimento sustentável, mas também a valorização da identidade cultural, a preservação dos recursos naturais e a segurança alimentar”, afirmou.

A expectativa do Governo de Rondônia é ampliar o alcance do programa para outras regiões indígenas, fortalecendo cadeias como a fruticultura, a olericultura e o extrativismo sustentável. Com isso, o estado se consolida como referência nacional na execução de políticas públicas voltadas aos povos originários.

Mais do que um instrumento de compra institucional, o PAA Indígena é um marco de valorização cultural, inclusão social e respeito aos modos de vida tradicionais. E a presença ativa da Emater-RO em cada etapa garante que os frutos dessa política continuem alimentando corpos, sonhos e tradições. Trata-se de uma política que respeita o passado, transforma o presente e constrói um futuro mais justo.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Juquiá/SP

Próximo

Empaer/MT alerta produtores sobre importância da vacina contra brucelose

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}