Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaLogísticaMercadoNaturezaTecnologia
04/04/2025
Asbraer

Pesquisadores da Epagri identificam primeiro registro de bactéria capaz de causar doenças em oliveiras de SC

0
0

​Integraram este estudo os pesquisadores da Epagri, Maria Cristina Canale, Rafael Roveri Sabião e Eduardo Cesar Brugnara​

04/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

A presença de Xylella fastidiosa subsp. pauca (Xfp), foi detectada pela primeira vez em oliveiras no estado de Santa Catarina. O estudo, publicado no início de março, na revista Journal of Plant Pathology, é fruto do trabalho de pesquisadores da Epagri, em parceria com investigadoras do Agronômica – Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, de Porto Alegre, e o Centro de Protección Vegetal y Biotecnología do Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA), de Valência, na Espanha. Integraram este estudo os pesquisadores da Epagri, Maria Cristina Canale, Rafael Roveri Sabião e Eduardo Cesar Brugnara; as pesquisadoras do laboratório Agronômica, Yuliet Cardoza, Pamella Chaves Ortiz, Tatiana Mituti e Juliane Fernandes, além de Silvia Barbé, do IVIA. 

Ao longo das observações, quatro oliveiras do pomar experimental em Chapecó, três do cultivar Koroneiki e uma do cultivar Arbequina, apresentaram alterações como escurecimento, queima de folhas e morte prematura de galhos e ramos.

A Xfpé uma bactéria patogênica que causa uma série de doenças em culturas importantes como citrus, oliveiras, ameixeiras e cafeeiros. Esta bactéria possui a capacidade de colonizar e bloquear os vasos xilémicos, responsáveis pelo transporte de água e sais minerais da raiz para as folhas. Este é um processo essencial para o desenvolvimento sadio da planta. A inoculação do cultivar com a bactéria é causada por insetos vetores, do grupo das cigarrinhas, que se alimentam da seiva do xilema, e assim, transportam e disseminam a bactéria nos cultivos.

Queima das folhas é um dos sintomas observados em oliveiras inoculadas com a Xfp (Foto: Divulgação / Epagri)

A produção acadêmica aponta que a Xfp é a causadora da clorose variegada dos citros e da queima das folhas do café no Brasil. Além disso, há mais de uma década, ela também é associada à Síndrome de Declínio Rápido da Oliveira, na Itália e no Brasil. Estudos anteriores identificaram isolados de Xfp do tipo 69 na Argentina, próximo à fronteira com Santa Catarina. No entanto, esta é a primeira vez que esse tipo de isolado da bactéria é detectado no Brasil. Isso reforça a necessidade de monitorar sua presença nos territórios catarinense e brasileiro, através de medidas preventivas que evitem sua disseminação.

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-RS: Agroindústria de Roque Gonzales recebe certificado de inclusão no Peaf-RS

Próximo

IDR-Paraná leva Promoção Social e Cidadania ao Litoral

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}