Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaMercado
11/08/2025
Asbraer

Pesquisador da Epagri fala sobre desafios impostos pelas mudanças climáticas em evento preparatório para a COP30

0
0

Hamilton palestrou sobre o papel da ciência diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima nos Biomas da Região Sul do Brasil

11/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​O pesquisador Hamilton Justino Vieira, da Epagri/Ciram, foi um dos palestrantes do evento Diálogos pelo Clima, promovido pela Embrapa no dia 6 de agosto, em Porto Alegre. Hamilton palestrou sobre o papel da ciência diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima nos Biomas da Região Sul do Brasil, para uma plateia formada por especialistas e autoridades de governo, setor produtivo, pesquisadores e sociedade civil.  

​

O evento da Embrapa é uma preparação para a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em Belém do Pará, em novembro. Neste sentido, o Diálogos pelo Clima debateu os principais desafios e soluções para segurança alimentar e sustentabilidade em tempos de mudança do clima. 

Em sua palestra, o pesquisador da Epagri/Ciram abordou as inovações para o desenvolvimento rural sustentável. De acordo com ele, a pesquisa agropecuária no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina, tem uma longa história, com estudos climáticos que remontam a pelo menos 50 anos. “Essa trajetória permitiu o desenvolvimento de um dos primeiros zoneamentos agroclimáticos do Estado, fundamentado na relação solo-planta-clima”, enfatizou. Esse estudo foi publicado em 1978 e trouxe novas perspectivas para os setores agropecuários de maneira geral e abriu caminho para muitos estudos e avaliações posteriores.

Atualmente, a Epagri é proprietária de cerca de 220 estações meteorológicas, agrometeorológicas e maregráficas, e seu banco de dados comporta informações de quase 700 estações em parceria com diversas instituições, entre elas a Embrapa. A cada dia, cerca de 90 mil novos dados são acrescidos ao banco digital da Epagri, graças à rede de monitoramento ambiental que gerencia.  

A importância desta rede de monitoramento e da previsão do tempo e clima realizada pela Epagri fica mais clara quando se avalia a suscetibilidade do território catarinense à ocorrência de desastres naturais. Hamilton apresentou à plateia alguns eventos climáticos extremos que ocorreram em Santa Catarina, como a grande enchente no Vale do Itajaí em 1983, o Furacão Catarina em 2004, chuvas intensas em 2008, a nevasca generalizada em 2013, o tornado de Xanxerê em 2015, o ciclone bomba e a grande estiagem em 2020. “Esses eventos ressaltam a urgência de fortalecer a rede de monitoramento e a previsão do tempo”, enfatizou.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Produtores aprendem a fazer iscas para captura de abelhas sem ferrão em oficina da Emater-DF

Próximo

Edital de Chamada Pública- Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel/RN

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}