Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
26/05/2025
Asbraer

Pesquisa com pastagens transcende gerações de cientistas na Epagri em Lages

0
0

A Estação Experimental de Lages tem o foco na pecuária de corte, com pesquisas voltadas à sustentabilidade, tecnologia e ecossistemas de inovação​

26/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

A mais antiga unidade da Epagri faz jus aos seus 113 anos de existência não apenas pelo imponente casarão histórico localizado no alto de um morro na região central da cidade, mas também por estudos que transcendem gerações de cientistas.

A Estação Experimental de Lages tem o foco na pecuária de corte, com pesquisas voltadas à sustentabilidade, tecnologia e ecossistemas de inovação. E dentre os mais de 45 projetos em andamento, alguns destacam-se pela longevidade. 

É o caso de um experimento que busca identificar as pastagens mais resistentes às baixas temperaturas da região mais fria do Brasil. Desenvolvido há mais de três décadas por instituições de todo o Sul do país, em Lages o estudo está sob responsabilidade do engenheiro-agrônomo Ulisses de Arruda Córdova, colaborador da Epagri há 40 anos. “O estudo objetiva encontrar cultivares que venham suprir o déficit forrageiro outonal e prolonguem o uso das pastagens na Serra Catarinense, suportando as condições climáticas que são mais severas aqui”. 

Prestes a se aposentar, Ulisses sabe que o trabalho não pode parar. Afinal, pode causar impacto direto na pecuária, uma das principais atividades econômicas da Serra Catarinense. Por isso, há alguns meses, passou a acompanhar o colega Joseli Stradioto Neto, também agrônomo, pesquisador há 35 anos na Epagri e que, em breve, tomará a frente do projeto.

Introdução de sementes melhoradas leva tecnologia ao campo

“É um trabalho contínuo. Trabalhamos incessantemente para que novos materiais sejam anualmente estudados e possamos mostrar aos produtores os potenciais em termos de produtividade e resistência ao frio. A pesquisa procura dar esta resposta aos produtores, para que consigam produzir melhor, com mais qualidade e rentabilidade, tanto no leite como na carne”, diz Joseli.

O futuro como legado da história

​

Paralelamente, a Epagri investe em maneiras de tornar o estudo indispensável no futuro, assim como era quando começou. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida no meio rural em benefício de toda a sociedade. Então, através da pesquisa com melhoramento genético e introdução de novas sementes melhoradas, a Epagri tem conseguido levar tecnologia ao campo para a maior eficiência da propriedade rural”, conclui o engenheiro-agrônomo Dediel Junior Amaral Rocha, há dez anos na instituição.

E, assim, a Epagri trabalha não só na preservação e continuidade de um trabalho iniciado há quase meio século e que está prestes a entrar em uma nova fase, mas também aposta na troca de experiências entre os cientistas, na renovação do conhecimento e na implantação de novas tecnologias para garantir uma sucessão exitosa e continuar contribuindo com os catarinenses.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Famílias rurais acessam políticas de inclusão social e produtiva com apoio do Incaper

Próximo

Estudantes da rede estadual em Guadalupe participam de cursos ofertados pela Sada e Adapi

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}