Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
MilhoTecnologia
22/07/2025
Asbraer

Palestra da Epagri em Curitibanos orienta sobre controle de pragas do milho

0
0

Órgãos de pesquisa como a Epagri buscam alternativas e estratégias de manejo para viabilizar a produção de milho​

22/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

A área plantada com milho no município de Curitibanos, que por anos se manteve entre 2 mil e 2,5 mil hectares, deve ser inferior a 1 mil hectares na safra 2025/26. Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri no município, é categórica ao afirmar que essa redução drástica decorre da insatisfação dos produtores diante do ataque de pragas, especialmente a cigarrinha-do-milho. 

A queda na produção de milho é uma questão delicada para Santa Catarina, maior produtor de suínos e segundo maior produtor de aves do país, criações cuja alimentação é baseada no grão. O milho na forma de silagem também é utilizado para alimentar as vacas que compõem o rebanho catarinense. O Estado é o quarto produtor nacional de leite. Além disso, o milho tem papel importante na rotação de culturas, empregada para garantir um solo saudável e produtivo. “Todo esse cenário faz com que os diversos órgãos de pesquisa (como a Epagri) busquem alternativas e estratégias de manejo para viabilizar a produção de milho”, argumenta a extensionista. 

Todo esse contexto serviu de base para a realização da palestra técnica sobre “Manejo de pragas em milho”. No dia 9 de julho a Epagri reuniu 87 pessoas, entre técnicos e produtores de Curitibanos e Frei Rogério, para ouvir as  recomendações de seu pesquisador e entomologista Leandro do Prado Ribeiro. O evento foi realizado em parceria com a Bortoluzzi Sementes. 

Segundo o pesquisador, o fator determinante para a redução na população de cigarrinha para o plantio da nova safra é a ocorrência de geadas, que atua na eliminação do milho guaxo. Juliana lembra que tal condição climática ocorreu neste inverno em maior quantidade na comparação com o ano passado. Ele também ressaltou que o tratamento de sementes com inseticida e aplicações sequenciais de inseticidas nas primeiras fases do ciclo da cultura são fundamentais para reduzir a infecção das plantas com as doenças transmitidas pela cigarrinha, bem como para controle do percevejo.

Leandro apresentou o ciclo biológico das pragas, a relação com as condições climáticas e o funcionamento do sistema de infecção das plantas de milho pelas pragas. Falou ainda sobre a escolha de híbridos, manejo do uso de produtos biológicos e a compatibilidade com fungicidas e herbicidas. Por fim, destacou que a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), uma das principais pragas do milho, vem sendo cada vez mais tolerada por híbridos e inseticidas, podendo causar danos significativos à cultura e reduzir a produtividade. O evento também contou com a apresentação dos portfólios das empresas parceiras: Bortoluzzi Sementes, Koppert, Agroceres e Ihara. 

Palestra reuniu 87 pessoas, entre técnicos e produtores de Curitibanos e Frei Rogério

“As orientações passadas pela Epagri visam estratégias de manejo que tragam o maior retorno econômico da cultura aos agricultores, de forma que essa importante cultura se mantenha na região e fortalecendo a agricultura”, pontua Juliana.

Programa Monitora Milho SC combate a cigarrinha

​

Para combater a cigarrinha-do-milho, a Epagri se uniu a outras instituições no início de 2021 para criar o programa Monitora Milho SC. Durante a safra do milho, o programa coleta informações da incidência do inseto em todo o Estado. Tais informações são divulgadas por meio de boletins semanais, permitindo que o setor produtivo acompanhe a evolução da população de cigarrinhas e as infecções causadas por esses insetos. O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho. 

Os boletins, que retornam em agosto, quando inicia a semeadura do milho em Santa Catarina, são divulgados em um link do site da Epagri e no Epagri Mob, aplicativo que apresenta uma série de funcionalidades, como informações climáticas, controle de doenças em videiras e macieiras, além das tecnologias lançadas pela Epagri. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Inscrições abertas para Prêmio Cafés Especiais de Santa Teresa

Próximo

Mapeamento afirma que Ater é indispensável para implementação de políticas públicas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}