Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaHortifrutiPequenos e Médios
21/10/2025
Asbraer

Jovens de São Domingos aplicam conhecimento do Programa Cultivando Hortas e criam empreendimento próprio

0
0

Iniciativa da Emdagro foi criada em 2023 com o objetivo de incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis​

21/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emdagro

Reprodução – Emdagro

​

Implantado no Centro de Excelência Emeliano Ribeiro, no município de São Domingos, em 2024, o Programa Cultivando Hortas – Alimento Seguro e Saudável na Mesa, desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vem gerando resultados além do ambiente escolar. O programa foi criado em 2023 com o objetivo de incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, dentro de uma perspectiva agroecológica e alinhada à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A iniciativa nesta escola da rede pública estadual de ensino surgiu a partir de uma demanda dos professores Carlos Davi Santos e Silva, de Geografia, e Dernival dos Santos, de História, que buscaram a Emdagro para desenvolver atividades práticas voltadas à sustentabilidade e à segurança alimentar. Com apoio das equipes técnicas de Aracaju e Lagarto, a escola recebeu sementes, mudas e oficinas sobre manejo de hortas, compostagem e uso de defensivos naturais, além de participar de intercâmbios com produtores agroecológicos.

“Quando eu e o professor Davi tivemos a iniciativa de montar uma horta, foi justamente para oferecermos uma alimentação saudável aos nossos alunos. Com o apoio da Emdagro, conseguimos não só a assistência técnica, como os insumos utilizados. Além disso, a Emdagro realiza palestras em salas de aula levando informações sobre alimentos produzidos de forma agroecológica. Estou muito feliz com o sucesso da nossa horta”, contou o professor Dernival.

O projeto envolveu cerca de 30 alunos e resultou na produção de hortaliças e ervas medicinais, utilizadas nas refeições da própria escola. A experiência promoveu integração entre diferentes disciplinas e aproximou a comunidade escolar de temas como agricultura sustentável, saúde e alimentação adequada. “Esse projeto é desenvolvido dentro de uma eletiva livre, de alta relevância, porque a vivência e o aprendizado dos alunos estão sendo aplicadas na vida de cada um”, destacou a coordenadora pedagógica Amanda Letícia Passos de Jesus.

Em 2025, oito alunos que participaram da primeira etapa do programa decidiram expandir a experiência. Com o apoio da Emdagro, o grupo implantou uma nova horta na propriedade do avô de um dos estudantes, na comunidade Campanha, e iniciou a comercialização das hortaliças produzidas.

A estratégia de venda é simples e eficiente: os jovens divulgam as colheitas nas redes sociais, recebem pedidos e fazem as entregas diretamente aos clientes, incluindo a própria escola. A primeira produção foi vendida integralmente, sendo uma parte na feira livre de São Domingos e outra na unidade escolar.

Para o aluno Guilherme Roberto Passos Pinto, do 3º ano, com o conhecimento adquirido no projeto, um grupo de oito alunos resolveu implementar a iniciativa na comunidade onde vivem. “Na propriedade de meu avô, que nos cedeu um pedaço de terra, a gente conseguiu, com a ajuda da Emdagro, a produzir e comercializar junto à comunidade local. Divulgamos os produtos colhidos e as pessoas passaram a encomendar. Estamos vendendo pelas redes sociais também”, disse.

Diante do avanço da iniciativa, a Emdagro articulou parcerias com o Sebrae e com a Prefeitura Municipal de São Domingos, por meio da Secretaria de Agricultura, para fortalecer a atuação dos jovens. As ações incluem capacitações sobre empreendedorismo, comercialização de hortaliças, segurança alimentar e manejo sustentável, além da doação de insumos e equipamentos de apoio.

“A experiência vem sendo apresentada em outros municípios, como Moita Bonita e Pedra Mole, e demonstra que o programa cumpre seu papel ao estimular o protagonismo juvenil e transformar o aprendizado em prática produtiva”, reforçou a gestora do programa Cultivando Hortas da Emdagro, Abeaci dos Santos.

Alimentação saudável

Os alimentos produzidos na horta têm sido utilizados na merenda da escola para consumo dos próprios alunos. A merendeira escolar Patrícia Souza dos Santos reconhece o trabalho dos alunos: “Muito legal o trabalho que os alunos vêm fazendo com a horta. É muito importante que eles saibam o valor de uma alimentação saudável. O que eles produzem aqui nós utilizamos na merda deles mesmos. São produtos extremamente saborosos”.

Para a técnica em Economia Doméstica da Emdagro, Maria Nely Fernandes Carvalho, é muito gratificante poder contribuir com uma alimentação saudável de jovens e crianças. “É bem legal ver alunos que são filhos de agricultores, mas que não tem tanto a prática da agricultura, buscar interesse em produzir um alimento saudável. Tenho levando muitas informações em minhas palestras em sala de aula e tenho percebido um interesse e um envolvimento sobre o tema”, destacou. 

​

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Ações da Emater contribuem para reduzir a insegurança alimentar em Goiás

Próximo

Agricultores de Rio Claro inovam com o projeto “Pegue e Pague”, com apoio da EMATER-RIO

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}