Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
CaféPequenos e Médios
31/10/2025
Asbraer

EPAMIG lança nova cultivar de café arábica apelidada de “Amarelão”

0
0

​MGS Epamig Amarelão será lançada durante programação da Semana Internacional do Café (SIC)​

31/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Belo Horizonte, 30/10/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lança, durante a programação da Semana Internacional do Café 2025, sua nova cultivar de café arábica, que sedestaca pela alta produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças e fácil adaptaçãoa diferentes sistemas de produção e regiões.

A “MGS Epamig Amarelão” é resultado de mais de quatro décadas de pesquisas da EPAMIG em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Embrapa Café. 

“O lançamento da nova cultivar é um grande avanço para a cafeicultura, especialmente em regiões com déficit hídrico e em sistemas de produção sustentáveis, como o cultivo orgânico, por demandar menor uso de defensivos agrícolas”, destaca o pesquisador da EPAMIG e um dos melhoristas responsáveis pelo desenvolvimento da cultivar, Antonio Carlos Baião.

Propriedades da cultivar

A nova cultivardemonstra resistência à ferrugem-do-cafeeiro e ao nematoide das galhas, além de alta tolerância à seca.

Originada do cruzamento entre Catuaí Amarelo IAC 30 e o Híbrido de Timor UFV 445-46,“MGS Epamig Amarelão” combina precocidade e uniformidade de maturação dos frutos, chegando a atingir o ponto de colheita cerca de 30 a 40 dias antes das cultivares Catuaí.

Para Ismair Alves Campos, cafeicultor e proprietário da Fazenda Canaã, em Água Boa (MG), a introdução da cultivar transformou a realidade local.

“O Amarelão foi a verdadeira salvação da lavoura, permitindo o cultivo de café arábica na região e apresentando riscos mínimos de perdas causadas pela Phoma”, ressalta.

Embora a cultivar não apresente resistência específica à Phoma, os estudos demonstraram excelente desempenho em áreas com alta incidência da doença.

Durante os ensaios, foi apresentada produtividade média de 51 sacas por hectare, tanto em sistemas irrigados como em sequeiro. Além disso, seus frutos amarelos, de fácil desprendimento, e o porte baixo do pé favorecem a colheita manual, semi mecanizada ou mecanizada.

Apoio e oferta aos produtores

Os estudos foram conduzidos junto de produtores rurais de diferentes regiões, reforçando o papel importante nas etapas de validação em campo. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Consórcio Pesquisa Café, também apoiaram a condução das pesquisas.

Em breve, as sementes da nova cultivar estarão disponíveis nas unidades regionais da EPAMIG. Os produtores interessados serão orientados quanto ao plantio e manejo.

Participação na SIC

Entre os dias 5 e 7 de novembro, a EPAMIG irá integrar a programação da SIC, evento realizado de 10h às 19h no Expominas, em Belo Horizonte. 

No estande institucional do Governo de Minas e do Sistema Estadual da Agricultura, os pesquisadores em cafeicultura da EPAMIG irão apresentar métodos de preparo de café e oferecer atendimento ao público por meio de plantões técnicos.  

Na tarde do dia 5 de novembro, às 15h, será lançado o livro “Café Arábica: Tecnologias de Produção”. O material integra a série “Pesquisa Agropecuária EPAMIG”, consolidando décadas de avanços científicos e tecnológicos aplicados à cafeicultura brasileira. 

Durante o evento, os visitantes poderão adquirir o livro no estande do Governo de Minas. Após o encerramento, a publicação estará disponível para compra no site: https://www.livrariaepamig.com.br/

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Técnicos do IDR-Paraná orientam fornecedores do PAA indígenas

Próximo

Edital de Chamada Pública – Município de Timbó/SC

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}