Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
InsumosTecnologia
21/10/2025
Asbraer

EPAMIG e Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais realizam missão técnica em Portugal

0
0

​Expedição buscou fortalecer parcerias científicas, promover o intercâmbio técnico e impulsionar inovação no setor.​

21/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Belo Horizonte, 20/10/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e a Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais concluíram, neste mês de outubro, uma missão técnica em Portugal. A iniciativa teve como objetivo fortalecer parcerias científicas, promover o intercâmbio técnico e impulsionar a inovação no setor.

As ações estiveram alinhadas ao projeto “Estudo do fermento biológico endógeno dos Queijos Artesanais em Minas Gerais: do uso empírico ao conhecimento científico e tecnológico” (APQ-5943-24), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Coordenada pela EPAMIG, a missão contou com o apoio da Universidade do Minho, localizada em Braga e representada pelo professor Nelson Lima, e reuniu pesquisadores em visitas a laboratórios e queijarias de referência. A programação foi direcionada à troca de conhecimentos sobre as etapas da cadeia produtiva de queijos, com destaque para o uso de técnicas avançadas de identificação, preservação e análise de microrganismos.

Entre os locais visitados estiveram a Queijaria Lactis Mercados, em Vila Verde, a Vale da Estrela, em Viseu, e a Queijaria da Vaquinha, em Açores. Também nos Açores, foi realizada visita ao Laboratório Regional de Veterinária, referência no aprimoramento de práticas analíticas voltadas à identificação e ao armazenamento de microrganismos de interesse para a produção de queijos artesanais.

Participaram da missão os pesquisadores da EPAMIG Daniel Arantes e Cristiane Viana, também coordenadora do projeto, além de Fabiana Aparecida Couto, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que teve papel fundamental no planejamento e na execução das atividades.

“As experiências em Portugal trouxeram novas perspectivas para a pesquisa com coleções microbianas, inspirando iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento da cadeia dos queijos artesanais. A troca de conhecimentos entre equipes e instituições reforça a importância da cooperação na preservação e no uso responsável da biodiversidade de microrganismos presente nos queijos de leite cru de Minas Gerais”, destacou Daniel.

Próximos passos

A missão também resultou na organização da conferência “Novas Tendências de Identificação Microbiana: uso de MALDI-TOF MS, FTIR e Biologia Molecular LAMP”, prevista para abril de 2026, no auditório da EPAMIG Sede, em Belo Horizonte (MG). O evento reunirá especialistas brasileiros e internacionais para discutir métodos modernos de caracterização microbiana e suas aplicações na indústria de queijos artesanais.

Além disso, está prevista para 2026 a visita de representantes da Universidade do Minho ao Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais da EPAMIG, em São João del-Rei (MG), fortalecendo a cooperação entre as instituições e fomentando novas ações conjuntas em pesquisa, formação e inovação.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com apoio da Epagri, produtores de Rodeio resgatam cultura cafeeira e investem no turismo rural

Próximo

Edital de Pregão Eletrônico – Município de São Joaquim da Barra/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}