Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
NaturezaPequenos e Médios
31/10/2025
Asbraer

Com o apoio da Emater-PA, casas de Outeiro podem ganhar jardins e quintais produtivos

0
0

Projeto Horta Vizinha é de grupo de agentes comunitários de saúde

31/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Sob a orientação do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Belém, residências na zona urbana e periurbana do Distrito de Outeiro podem transformar jardins e quintais em hortas agroecológicas.  

O projeto Horta Vizinha é iniciativa de um grupo de seis agentes comunitários de saúde (acss) da Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci, com o objetivo de promover alimentação saudável e fortalecer laços de convivência entre quem mora perto.

Em um primeiro momento, a previsão é que 400 moradores do bairro do Cruzeiro sejam envolvidos na educação sobre o papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças, tais quais diabetes e hipertensão, e na cultura de compartilhamento e solidariedade no meio social.

Nessa quinta-feira (31), em uma reunião de apresentação geral do Projeto, realizada na casa de uma das famílias interessadas, na rua Santa Isabel, o engenheiro agrônomo Jader Moura, especialista em Gestão Pública e Agronegócio e mestre em Ciências Agrárias, representante da Emater na parceria, antecipou informações sobre a viabilidade de se instalarem plantios de espécies como cheiro-verde e tomate em pequenos espaços domésticos, e ainda se reciclando lixo do dia a dia, como materiais plásticos.

“É uma medida transversal de política pública, que integra agricultura familiar, saúde, assistência social, urbanismo. A colaboração da Emater vem para ajudar a construir estruturas que realmente empolguem, gerem colheita e sejam de fácil e barata manutenção. Muita área dentro dessas propriedades às vezes jaz ociosa ou desperdiçada e muito resíduo das coisas cotidianas, que costuma virar lixo, pode ser convertido em partes estruturais das hortas”, considera o profissional.

Para o acs Jaylon Assunção, integrante da equipe idealizadora do Projeto, a Emater contribui com conhecimento sobretudo científico: “No sentido de orientar a população participante quanto ao processo de plantio e reaproveitamento de materiais que não sejam contaminantes ou tóxicos. Os temas são cultivo, manejo e alternativas sustentáveis para que cada participante possa ter uma horta em casa, dispor de mais um nível de autonomia alimentar, e possa dividir os produtos dessa horta com seus vizinhos”, diz.

De acordo com o proponente, a ação deve se estender, em um futuro próximo, para os bairros de Campina e Maracacuera. 

“É um incentivo à adoção de uma alimentação mais saudável, além do reforço de vínculo em uma comunidade repleta de alamedas, vilas. Serão hortas domésticas e comunitárias, funcionando todas em reciprocidade”, calcula.

Ação

A casa que sediou a apresentação oficial do Projeto esta semana é herança de gerações e já se encontra historicamente ambientada por pomar e plantas medicinais. 

“Era dos meus avós paternos, agora minha mãe mora nela; todos nós, da família, frequentamos desde sempre; eu tomo banho de chuva com meus sobrinhos crianças. É um lugar com açaizeiro, jaqueira, limoeiro, bananeira, ingazeiro, pé de pupunha. Minha mãe já tem plantas medicinais. Plantar mais hortaliças vai enriquecer a paisagem, melhorar nossa alimentação, intensificar a solidariedade com a vizinhança, e aqui os vizinhos a maioria é parente. É um privilégio todo este contato com a natureza”, relata a técnica de design de interiores Thaynana Cilene Andrade, de 24 anos. 

A jovem interpreta que, quanto mais plantios, mais beleza no cenário, mais conforto térmico e mais qualidade de vida: “Aqui, de noite, é tanta árvore, é tanta planta, que até faz frio, mesmo com as casas de alvenaria – e isso a gente no meio da cidade, é curioso, o povo nem imagina. Aumenta o vento, tem sombra, aumenta a circulação e a pureza do ar”, completa. 

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Manaquiri, Idam realiza a implantação de uma Unidade de Observação para a pesquisa de boas práticas na cultura da mandioca

Próximo

Técnicos do IDR-Paraná orientam fornecedores do PAA indígenas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}