Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
InsumosPequenos e Médios
14/11/2025
Asbraer

Coderse incentiva à diversificação de culturas agrícolas na irrigação pública

0
0

​Com oferta de água durante todo ano, Coderse dinamiza atividade rural em seus perímetros​

14/11/2025 | Assessoria de comunicação – Coderse

Reprodução – Coderse

​

Aumentar o número de espécies e variedades frutíferas, e ampliar a área produtiva com o uso da irrigação localizada.  A partir do incentivo do Governo do Estado, essa foi a forma que o agricultor Valmir de Oliveira encontrou para diversificar a produção do seu lote, no Assentamento Marcelo Déda, e que também está inserindo no Perímetro Irrigado Jacarecica II, em Malhador, agreste central sergipano. Com as mudanças, o irrigante busca produzir por um período maior do ano, de olho no mercado e menos dependente de mão de obra extra.

Colaboraram com as mudanças que estão sendo feitas no lote de Valmir, o fornecimento de água permanente a assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e que administra o Jacarecica II. Ele iniciou a ampliação da área irrigada, com novos pomares, mas precisou do apoio da empresa pública para completar os equipamentos necessários, como mangueiras e microaspersores.

“Estou trabalhando na busca de alternativas. No passado, tivemos até 2.250 pés da acerola ‘sertaneja’. Hoje a gente reduziu essa quantidade. Mas entramos com as variedades de acerola ‘okinawa’, que é de período frio, como também a variedade ‘junco’. Colocamos, abacate, sapota, goiaba, cana, coco e estamos pensando em diversificar mais ainda. Porque aí tem mercado, esporadicamente, durante todo o ano. Eu não tinha ainda o equipamento para a irrigação, não tinha o recurso, em épocas difíceis. E graças a Deus a Coderse liberou o material para pôr irrigação em outras partes aqui do sítio. Só foi possível ter essa diversidade por conta da irrigação”, pontuou o agricultor Valmir.

Coordenador Operacional na Diretoria de Irrigação da Coderse (Cope/Dirir), Roberto Marques Santos conta que, a partir das visitas de campo que faz no Jacarecica II, tanto soube da condição de Valmir de Oliveira como também foi motivado a ajudá-lo por outros irrigantes. “O senhor Valmir regava as frutas com um regador manual e aquilo ali me chamou a atenção. O nosso diretor (de irrigação, Júlio Leite) me colocou como prioridade que viesse até o lote e identificasse as necessidades dele para que pudesse melhorar a irrigação. À água, ele tinha acesso. Então Coderse ainda cedeu a ele todos os equipamentos necessários para ele fazer a irrigação de microaspeção, que é mais econômica e permite irrigar uma área maior”.

Diversificação

A acerola é originária das américas do sul e central, do clima tropical. Mas a variedade ‘okinawa’ é batizada com o nome da província japonesa onde foi desenvolvida e por isso, se adapta e produz em período frio do inverno sergipano. Com isso, Valmir de Oliveira tem agora um período maior com oferta do produto ao mercado. Tanto a ‘okinawa’ como a ‘junco’, também produzem frutos maiores, o que facilita a colheita. “É muito difícil hoje você encontrar a mão de obra para fazer a colheita de acerola. Tivemos algumas perdas e resolvemos começar a mudar para frutos maiores, que tem uma ‘cata’ mais rápida. Nisso se inclui o abacate, a sapota, entre outros que ainda virão”, avisa o agricultor.

Diretor de Irrigação da Coderse, Júlio Leite afirma que em todos os perímetros irrigados estaduais, um dos papeis da assistência técnica agrícola é incentivar a adoção de alternativas à monocultura, ou seja, que o irrigante não trabalhe só  com um tipo de cultivo. “Basta uma praga, uma doença, o mercado fazer o preço daquele produto despencar — ou  a debandada de mão de obra, que foi o caso do senhor Valmir — para que a atividade econômica daquele agricultor entre em dificuldades. Isso vale para a acerola, para o quiabo e outras culturas que atraem mais o produtor, por conta do bom preço de venda”, analisa. 

Filho de Valmir de Oliveira, Marcos Vinícius Freitas trabalha com o pai no lote no perímetro Jacarecica II. Ele exemplifica a dinâmica, de produzir e colher durante todo ano, que perímetros irrigados oferecem aos seus beneficiados. “Quando está em uma época de verão, geralmente a gente colhe a acerola ‘sertaneja’. Quando chega na época do inverno, já vai mudando, porque a sertaneja não produz com muita chuva. Aí troca para a acerola ‘okinawa’, entre outras: goiaba, a sapota, os cocos, os abacates que tem agora. E a gente vai fazendo essa diversificação, para se manter no mercado”, conclui agricultor.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agraer destaca avanços da pesquisa sobre a guavira em seminário estadual

Próximo

IPA realiza ações de Assistência Técnica e Extensão Rural em Fernando de Noronha

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}