Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
31/10/2025
Asbraer

Asbraer e MAPA estudam parceria para capacitação de extensionistas no Plano ABC+

0
0

A proposta é realizar cursos a distância (EaD) que ampliem a capacidade técnica dos extensionistas em todo o Brasil, fortalecendo a distribuição de alimentos com respeito ao meio ambiente

31/10/2025 | Juliana Pereira – Ascom Asbraer

Reunião sobreo Plano ABC+

Na manhã desta sexta-feira (31), o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Otávio Maia, reuniu-se com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para tratar do Plano ABC+, em sua ação estratégica voltada à capacitação EaD.

Segundo Paulo Alexandre Meneses, do MAPA, “o Brasil vem desenvolvendo um modelo de produção que nos trouxe até aqui. O crescimento de nossa produção foi exponencial graças ao desenvolvimento da pesquisa e à aplicação de tecnologias no campo”. Essas tecnologias voltadas à sustentabilidade, desenvolvidas ao longo de décadas, são as mesmas preconizadas no Plano ABC+.

Durante certo período, acreditava-se que o Plano tinha foco apenas no sequestro de carbono. No entanto, seu escopo é mais amplo, envolvendo o uso de tecnologias sustentáveis que permitem alta produtividade. A pesquisa Agropecuária mostrou que as práticas tecnológicas utilizadas pela agricultura familiar atendida pela Ater Pública são práticas mitigadoras que está dentro do Plano ABC.

Reconhecendo que a Ater Pública é a principal implementadora das políticas do Governo Federal, o MAPA busca, em parceria com a Asbraer, realizar um curso EaD dentro do conceito do Plano ABC+, com o objetivo de difundir o programa e incentivar práticas sustentáveis e produtivas. “Temos recursos e queremos atuar junto à Asbraer, que possui o maior contingente de extensionistas do país e trabalha, de forma continuada, com a agricultura familiar”, destacou Kleber Vilella, representante do MAPA.

Para o presidente da Asbraer, Otávio Maia, “é muito importante ver que estamos alinhados com a atuação do Ministério e com o entendimento de que é preciso promover a sustentabilidade com viabilidade orçamentária”. Maia ressaltou que a Asbraer tem, sim, a demanda de capacitar extensionistas, mas também a necessidade de garantir a aplicação prática dessa capacitação. “Com os extensionistas capacitados, como aplicaremos esse conhecimento sem recursos? Precisamos pensar também na viabilização das ações práticas como um próximo passo após a formação”, pontuou.

A Asbraer atuará nessa parceria para o curso EaD do Plano ABC+, por meio de uma comissão responsável pela elaboração da proposta de conteúdo da capacitação, considerando que cada região do país tem suas realidades e peculiaridades.

A Asbraer segue comprometida em ampliar e aprimorar as ações de Ater, sempre com foco na alta produtividade sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do país, o aumento da renda e a distribuição de alimentos com respeito ao meio ambiente.

A Rede Asbraer é o povo que alimenta o povo.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura do Município de Piraju/SP

Próximo

Sítio Monte Sião é destaque no programa Consultec-leite e se torna referência em produtividade em Cacoal

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}