Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
CaféPequenos e MédiosTecnologia
07/08/2025
Asbraer

Mulheres do Café: agricultoras de Alegre participam de curso de poda do conilon coordenado pelo Incaper

0
0

​O conteúdo foi apresentado de forma prática e acessível, com atividades em campo e demonstrações conduzidas pelo extensionista rural Henrique Marion, do Incaper. 

07/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Incaper

Foto – Reprodução Incaper

​

Nessa terça-feira (05), agricultoras do Assentamento Floresta, em Alegre, no sul do Espírito Santo, participaram de um curso prático sobre poda e desbrota do café conilon, promovido pelo projeto Mulheres do Café, que é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

A capacitação abordou técnicas fundamentais para o manejo adequado da lavoura, como os diferentes tipos de poda (formação, manutenção e rejuvenescimento), além da importância da desbrota para o equilíbrio das plantas. O conteúdo foi apresentado de forma prática e acessível, com atividades em campo e demonstrações conduzidas pelo extensionista rural Henrique Marion, do Incaper. 

A realização do curso é fruto da escuta ativa das agricultoras do assentamento, que indicaram suas principais necessidades ao projeto. 

“A partir desse diálogo, também já realizamos um curso de análise sensorial de café e uma excursão técnica para esse grupo. Assim, vamos contribuindo para o aprimoramento técnico das produtoras e para que elas ganhem ainda mais força e protagonismo na cafeicultura local”, enfatiza a coordenadora do projeto, a extensionista Patrícia Matta. 

Para a produtora Rosângela Azevedo, a experiência representou uma oportunidade valiosa de atualização. “Eu gostei muito do curso. Estava curiosa, porque trabalho na lavoura desde os 14 anos, com meus pais. Naquela época, a gente não tinha essa formação. Podava do nosso jeito. Agora, com novas tecnologias e práticas, a poda é bem diferente. Acredito que, seguindo direitinho o que aprendemos, a produção vai melhorar muito”, relatou.


Para Lenize Moreira, que está iniciando na produção de café, o curso trouxe motivação e direcionamento técnico.


“Para mim, o aproveitamento foi de 99,9%. Estou começando quase do zero na lavoura, e muitas vezes a gente desanima ao tirar dúvidas com quem já tem a lavoura formada. No curso, tive todo o apoio técnico e orientações que me mostraram que é possível alcançar bons resultados. Trabalho há 13 anos no comércio, então tudo isso é novo para mim. Já estou correndo atrás de adubação, análise de solo e sistema de irrigação. Fiquei muito animada depois do curso”, enfatizou. 

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do município de Alegre, com destaque crescente para o cultivo do café conilon. Diante desse cenário, a inclusão das mulheres na atividade, por meio da capacitação técnica, é fundamental para ampliar a produtividade, o retorno econômico e promover a geração de emprego e renda no meio rural. No Assentamento Floresta, em especial, as mulheres formam um grupo ativo e comprometido com o desenvolvimento da comunidade. 

“É essencial oferecer oportunidades como essa às mulheres, que têm um papel cada vez mais relevante na agricultura. Ao capacitá-las, contribuímos para o fortalecimento da produção cafeeira e para o empoderamento feminino no campo. O grupo do Assentamento Floresta é muito participativo e tem se destacado nas ações em parceria com o Incaper no município”, destacou o coordenador do escritório local do Incaper em Alegre, Ricardo Eugênio Pinheiro.

Projeto capacita mulheres em todo o Estado

O projeto Mulheres do Café integra o programa Inovagro, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino na cafeicultura capixaba, promovendo o acesso ao conhecimento técnico, à adoção de boas práticas agrícolas e à valorização das mulheres no campo. 

Atualmente, o projeto já conta com cerca de 600 produtoras cadastradas em todo o Espírito Santo. Mulheres interessadas em participar de cursos e outras atividades podem se inscrever por meio de formulário on-line (acesse aqui).


Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro(27) 98849-6999
[email protected] 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Realizado pela Emater-MG, Concurso regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra acontece dia 8/8

Próximo

Epagri: Políticas públicas impulsionam a produção sustentável de arroz em Santa Catarina

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}