Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaMercado
11/06/2025
Asbraer

IDR-Paraná recebe prêmio nacional de sustentabilidade

0
0

A solenidade reconhece iniciativas inovadoras que unem sustentabilidade, impacto social e soluções de design para transformar realidades

11/06/2025 | Assessoria de Comunicação – IDR-Paraná

Foto – Reprodução IDR-Paraná

​O Troféu Curupira, do instituto Design For a Better World Award, foi entregue ao IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) nesta terça-feira (10). É o resultado do trabalho realizado com agricultores do Miringuava, em São José do Pinhais através do programa Guaviva, uma pareceria entre o Instituto a Fundação Grupo Boticário e o grupo Locavorista.

A premiação reconhece iniciativas inovadoras que unem sustentabilidade, impacto social e soluções de design para transformar realidades. O Prêmio Curupira é destinado a projetos que aliam sustentabilidade, inovação e impacto socioambiental positivo.

Quem recebeu o prêmio foi o gerente estadual de Extensão Rural, Amauri Ferreira Pinto que destacou a preocupação do Instituto em criar uma agricultura que alia sustentabilidade e lucratividade. “É missão do IDR-Paraná criar uma agricultura mais limpa, que preserva os recursos naturais sem deixar de pensar na renda do agricultor. Esse prêmio reconhece o esforço da nossa equipe em levar o que há de mais moderno para o campo, facilitar o trabalho do produtor rural, gerar renda e preservar o meio ambiente. Isso é agricultura sustentável”. Afirma, Amauri.

De acordo com Tiago Hachmann, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná que acompanha o projeto, a conquista representa um reconhecimento nacional à atuação do IDR-Paraná em políticas públicas que fortalecem o desenvolvimento rural sustentável e a valorização de territórios estratégicos para a segurança hídrica. “Incentivamos os agricultores a adotarem práticas agrícolas sustentáveis, alinhadas com a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais”, afirma Tiago.

O agrônomo também destaca preocupação do projeto com a comercialização dos produtos. “Uma das inovações do projeto é a criação da marca Guaviva, que conecta produtores familiares que usam bases sustentáveis, diretamente com consumidores conscientes, encurtando a cadeia de comercialização”, concluiu.

As ações também incluem feiras mensais em empresas e escolas, entrega de sacolas semanais com produtos frescos e saudáveis, e serviço de café sustentável, com alimentos produzidos localmente. Toda produção é alinhada com a preservação ambiental e boas práticas agrícolas. Pensando em ampliar ainda mais a comercialização o projeto organiza rodadas de negócios com potenciais compradores da região.

Atualmente, o Guaviva beneficia onze produtores familiares, impactando a vida de centenas de famílias com alimentos mais saudáveis. O projeto foi concebido para integrar até 100 produtores familiares nos próximos anos.

Reconhecimento Internacional – O prêmio Design For a Better World destacou a relevância do Projeto Guaviva como modelo para iniciativas que enfrentam os desafios das mudanças climáticas e segurança hídrica. A premiação também evidencia como projetos locais, construídos com parcerias sólidas, podem alcançar reconhecimento global e inspirar novas práticas sustentáveis.

Outros projetos – Com a finalidade de preservar os recursos naturais o IDR-Paraná possui outros projetos de sustentabilidade. Sempre pensando em aliar a preservação do meio ambiente com lucratividade. Como é o Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade (PRNS) com ações voltadas à conservação do solo e da água nas áreas rurais do estado.

O PRNS prevê a recuperação de microbacias em todo o estado e  já realizou o pré-diagnóstico em todas as 49 microbacias selecionadas para a fase piloto do programa, abrangendo diversas regiões do Paraná. Essas microbacias foram escolhidas por sua importância estratégica para o abastecimento público e sua vulnerabilidade ambiental. A partir dos dados coletados — incluindo uso e ocupação do solo, passivos ambientais e características produtivas — serão selecionadas 250 propriedades como Unidades de Referência (URs), que funcionarão como vitrines tecnológicas e educativas nas comunidades

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Epagri divulga estimativas da safra de inverno em SC

Próximo

Noite de Campo apresenta vantagens do cultivo protegido de hortaliças

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}