Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
MercadoTecnologia
01/04/2025
Barbara

IDR-Paraná leva estratégias para modernizar a pecuária de corte na região de Umuarama

0
0

​Atualmente, a propriedade é uma das quatro Unidades de Referência (UR) em pecuária de corte que o IDR-Paraná mantém na região de Umuarama.

01/04/2025 | Assessoria de Comunicação – IDR-Paraná

Foto – Reprodução IDR-Paraná

​

Na propriedade da família Madeira, no município de Maria Helena, a pecuária de corte é a principal atividade econômica. Desde 2021, os proprietários contam com a assistência contínua do IDR-Paraná e esta ação direta está modernizando o trabalho dos pecuaristas. A adoção de novas práticas resultou na melhoria dos índices de produtividade e até mesmo da gestão do sítio. A idade de abate foi reduzida para 25,3 meses, contra a média do estado de 36 meses. Atualmente, a propriedade é uma das quatro Unidades de Referência (UR) em pecuária de corte que o IDR-Paraná mantém na região de Umuarama. No último dia 21 um dia de campo foi realizado no sítio e recebeu 152 produtores da região interessados em conhecer as inovações propostas pelo Instituto.

O sítio Madeira tem 107,35 hectares, dos quais 105 hectares estão ocupados por pastagens e 2,35 hectares por capineiras que fornecem alimentação para os animais. A família trabalha com o sistema completo, ou seja, cria, recria e engorda. Os animais são o resultado de cruzamento industrial, nelore e angus, que contribui para a produção de animais mais precoces e com uma carne mais macia e com mais sabor, devido ao marmoreio de gordura.

Com a assistência técnica do IDR-Paraná, a família vem adotando práticas como o planejamento forrageiro, o manejo das pastagens, o manejo nutricional e reprodutivo do rebanho. Os proprietários também contam com assessoria na gestão da propriedade. Todo esse empenho já rendeu resultados expressivos. No período de um ano (2023/2024) a taxa de natalidade do rebanho chegou a 94,52%. Além disso, o peso médio no abate ficou em 578 kg e o rendimento médio de carcaça em 53,75%. Esses números são os melhores argumentos para que outros pecuaristas se convençam de que é preciso modernizar a criação de gado de corte na região.

Durante o dia de campo, os produtores viram, de perto como é possível tornar a pecuária de corte mais produtiva e lucrativa. Os extensionistas do IDR-Paraná mostraram a importância da nutrição para um melhor resultado econômico, além de discutirem problemas sanitários e entraves na produtividade de pecuária de corte. Os organizadores do dia de campo destacaram que o trabalho feito na propriedade é definido a partir da análise dos dados zootécnicos e econômicos levantados pelos proprietários.

Para Cláudio Madeira, proprietário do sítio, a assistência técnica foi fundamental para que a produção fosse aprimorada. Segundo Cláudio, durante o dia de campo, os visitantes puderam compreender a importância da modernização para dar sustentabilidade econômica, ambiental e social à pecuária de corte. O extensionista Cleiton Pagliari Sangali, que presta assistência ao produtor, destacou que na propriedade é feito o uso estratégico da silagem de capiaçu, para suprir o déficit de volumoso no período de outono-inverno. Além disso, ele ressaltou que a família Madeira produz ração na propriedade, uma forma de assegurar a qualidade dos suplementos que são fornecidos aos animais, reduzindo os custos de produção. Com isso foi possível aumentar a lotação, para 2,7 UA (Unidade Animal) por hectare, enquanto a média no estado é de 1,4 UA/ha. Mais animais por área significa maior ganho para o produtor.

Escrito por: Barbara

Anterior

Emater-RS: Agricultores de São José do Inhacorá participam de encontro técnico sobre emissão de NFe e Boas Práticas de Aplicação

Próximo

Sada: Agricultores participam de curso sobre processamento e aproveitamento do pequi em Capitão de Campos

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}