Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercado
01/04/2025
Barbara

Idam inicia emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0)

0
0

Os serviços estão disponibilizados nas  75 Unidades Locais (Unlocs) e postos avançados do instituto no estado​

01/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Idam

Foto – Reprodução Idam

​

Os agricultores familiares e produtores rurais podem comparecer as 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) para a emissão e retificação do novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o CAF 3.0, lançado nesta semana. O novo sistema, que é gerido pelo Governo Federal, traz uma novidade exclusiva para a região Norte, com cinco anos de validade para o documento.

O CAF é fundamental para acesso a políticas públicas que têm esse documento como requisito e é direcionado a agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, extrativistas, assentados, entre outros. O cadastro pode ser efetuados com auxílio técnico dos extensionistas do Idam, que passaram por um treinamento para operar a nova ferramenta.

O sistema passa a ser integrado aos registros de terra e renda, com cadastro automático para Reforma Agrária, marcação de agroecologia.

O responsável técnico do CAF no Idam, Carlos Alberto Magalhães, destacou que o novo sistema está menos burocrático para acesso do beneficiário. Isso porque passou a exigir menos documentação dos produtores rurais e, além disso, passa a ser responsivo e adaptado para qualquer equipamento, como celular, o que facilita o uso em áreas mais remotas como são muitas comunidades rurais do estado.

“Sabemos que a região Norte, sobretudo o Amazonas, pela sua geografia, exigia que o documento tivesse um prazo maior e menos burocracia. Isso era um pleito do Idam, como agente emissor no estado, e que, agora, foi atendido pelo novo sistema”, frisou.

Outras novidades anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) são que o sistema passa a ser integrado aos registros de terra e renda, com cadastro automático para Reforma Agrária, marcação de agroecologia e, também, identificação de segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais.

“Participamos do curso de Introdução ao CAF 3.0, oferecido de forma online pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária, onde pudemos aprender sobre a nova ferramenta a fim de oferecer o serviço com mais qualidade durante nossas ações na capital e no interior”, ressaltou a gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves.

FOTOS: Divulgação/Idam

Escrito por: Barbara

Anterior

Emdagro: Sergipe intensifica ações para manter seu plantel de suínos livre de doenças

Próximo

Emater-DF: 10ª edição da Feira da Goiaba de Brasília começa na sexta-feira (4) com muita gastronomia e cultura

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}