Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
18/07/2025
Asbraer

Geadas e hortaliças: orientações da Epagri ajudam a reduzir prejuízos

0
0

Para auxiliar os agricultores familiares de Santa Catarina a minimizar os danos causados pelas baixas temperaturas, extensionistas rurais da Epagri apresentam recomendações específicas para diferentes grupos de hortaliças​

18/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

O frio intenso e principalmente as geadas representam uma ameaça significativa para a produção de hortaliças, especialmente em regiões de clima subtropical e temperado. Para auxiliar os agricultores familiares de Santa Catarina a minimizar os danos causados pelas baixas temperaturas, extensionistas rurais da Epagri apresentam recomendações específicas para diferentes grupos de hortaliças. Confira:

1. Hortaliças Folhosas (alface, agrião, espinafre, rúcula, entre outras)

● Manejo recomendado: Manter o sistema de irrigação por aspersão ligado durante a ocorrência de geadas, principalmente nas últimas horas da madrugada até o nascer do sol.

● Justificativa: A água, ao liberar calor latente durante a mudança de fase, forma uma fina camada de vapor que ajuda a manter a temperatura dos tecidos vegetais acima do ponto de congelamento.

● Cuidados extras: Evitar o excesso de adubação nitrogenada dias antes da previsão de frio, pois tecidos muito tenros são mais suscetíveis ao congelamento. Aplicação de aminoácidos e produtos com sulfato podem ajudar na redução do ponto de congelamento da água nas plantas, assim como ajudam a se recuperar do estresse após o evento. Em áreas menores, se a geada for leve, basta cobrir os canteiros com sombrite para que não haja o congelamento dos tecidos das plantas.

2. Brássicas (couve, repolho, brócolis, couve-flor)

​

● Manejo recomendado: Em plantas em fase de floração ou formação de inflorescência (como o brócolis e a couve-flor), amarre as folhas superiores sobre os botões florais  para protegê-los diretamente da geada.

● Irrigação: Também é possível usar irrigação por aspersão, desde que iniciada antes do congelamento e mantida até após o nascer do sol.

● Planejamento: Priorizar cultivares mais tolerantes ao frio em épocas de maior risco. Aplicação de aminoácidos e produtos com sulfato podem ajudar na redução do ponto de congelamento da água nas plantas, assim como ajudam a recuperar do estresse após o evento.

3. Hortaliças de Raiz (cenoura, barata, beterraba, rabanete)

Registro de plantação de batata-salsa após a geada, no município de Angelina – a dica é evitar a colheita logo após o fenômeno climático

● Manejo recomendado: Embora essas hortaliças sejam mais tolerantes à geada leve, recomenda-se protegê-las com coberturas leves, como palhada, quando as temperaturas previstas forem muito baixas.

● Colheita: Evitar colheitas logo após a geada; aguardar a temperatura subir para evitar rachaduras ou deterioração rápida.

4. Hortaliças de Fruto (tomate, pimentão, abobrinha, pepino)

​

● Manejo recomendado: Essas culturas são altamente sensíveis ao frio. Em cultivos a campo, usar cobertura com manta térmica (tipo “TNT”) ou túneis baixos com plástico pode proteger as plantas nas noites mais frias.

● Irrigação por aspersão: Só deve ser usada se houver estrutura adequada para manter a irrigação contínua durante a madrugada.

● Planejamento: Evitar plantios tardios em regiões de altitude no outono/inverno. Em estufas, reforçar vedação e controle da ventilação para reduzir perdas de calor.

Considerações Gerais

​

● Monitoramento climático: Acompanhar previsões meteorológicas com frequência, usando aplicativos agrícolas ou boletins locais e/ou regionais, para agir preventivamente.

● Cultivares adaptados: Sempre que possível, escolher variedades mais rústicas e adaptadas ao frio nas épocas críticas.

● Procure o extensionista: No caso de dúvidas, a recomendação é sempre procurar o extensionista da Epagri em seu município. Ele vai poder esclarecer e orientar com mais precisão. Para ver os contatos dos escritórios da Epagri, clique aqui.

Autores
Renato Guardini, Líder do Projeto de Olericultura na Gerência Regional da Epagri em Florianópolis

Marcelo Zanella, extensionista rural em Biguaçu

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-RS: Ações de Aters promovem educação para produção saudável e sustentável

Próximo

Exportação dos Cafés do Brasil atinge recorde histórico de faturamento com US$ 14,7 bilhões na safra 2024-2025

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}