Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
InternacionalMercado
17/06/2025
Embrapa

Fórum no Canadá reforça a importância das Américas na agenda global da agricultura

0
0

Foto: Imagem: IICA Canadá

A presidente fez uma apresentação em um painel sobre a América do Sul

A presidente Silvia Massruhá participou ontem (16) e hoje (17), do Fórum de Agricultura e Segurança Alimentar das Américas de 2025, no Olds College, em Alberta, Canadá. O evento é uma iniciativa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por intermédio do seu escritório naquele país, com o apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e de parceiros canadenses e internacionais ligados ao setor agroalimentar. A intenção é posicionar as Américas na vanguarda da agenda global relacionada à temática do evento. 

Silvia está representando a Embrapa e o Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur), entidade que ela também preside.

No painel “Liderando a Inovação Agrícola na América do Sul”, às 11h no fuso de Alberta (14h em Brasília), a presidente apresentou o Procisur, suas linhas temáticas e estrutura. Ela abriu a palavra aos presidentes dos institutos de pesquisa do Cone Sul, membros do programa, para contribuições, de modo a mostrarem, juntos, a força da região na ciência agropecuária. Abordou também os avanços da Embrapa na fronteira do conhecimento e da inovação, sinalizando, ainda, oportunidades de intercâmbio de experiências e de parcerias.

Aproximação entre Sul e Norte

O Fórum de Agricultura e Segurança Alimentar das Américas de 2025 está sendo apresentado por seus organizadores como um evento estratégico e de relevância para os setores agrícolas e agroalimentares do hemisfério ocidental. De acordo com o IICA, a expectativa é que ele se configure como um espaço inclusivo de diálogo, reunindo autoridades governamentais, representantes da indústria, acadêmicos, especialistas em desenvolvimento e estudantes, para explorar e impulsionar soluções inovadoras e estratégias de cooperação regional, que aprimorem a agricultura, a segurança alimentar, a sustentabilidade, a inovação e o comércio.

É uma oportunidade também para a maior aproximação entre os órgãos federais de pesquisa agrícola do Canadá, México e Estados Unidos reunidos no Programa Cooperativo de Pesquisa e Tecnologia da Região Norte (Procinorte) e os institutos de investigação agrícola dos países do Cone Sul, congregados no Procisur (veja quadro abaixo).

O evento ocorre no mesmo período e às margens da Cúpula de Líderes do G7, também em Alberta. Trata-se do encontro entre as sete economias mais industrializadas e desenvolvidas do mundo – Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá, além de uma representação da União Europeia.

Ainda segundo o IICA, a agenda da Cúpula do G7 não inclui discussões sobre agricultura ou segurança alimentar, apesar do papel crucial que esses setores desempenham no desenvolvimento econômico, social e ambiental das Américas. O Fórum surge, então, como uma contribuição para a conscientização sobre essa importância.

Protagonismo

A participação de Silvia Massruhá no Fórum de Agricultura e Segurança Alimentar das Américas de 2025 consolida a contribuição e o protagonismo da Embrapa para o fortalecimento de redes de cooperação internacionais e a aproximação entre institutos e entidades representativas do Norte e do Sul do hemisfério.

Sua participação no evento do Canadá começou a ser discutida durante o Segundo Diálogo Regional sobre Ciência, Tecnologia e Inovação nos Sistemas Agroalimentares da América Latina e do Caribe, realizado entre 25 e 27 de março deste ano, na sede do IICA, em San José, Costa Rica (leia matéria aqui).

Essas reuniões marcaram a retomada do Fórum das Américas para Pesquisa Agropecuária e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro), também presente no evento do Canadá. A entidade abarca iniciativas regionais como o Procisur (que atualmente preside o Foragro) e o Procinorte, e conta com o IICA na sua secretaria-executiva.

Silvia Massruhá reforça a importância da articulação entre os países do hemisfério para enfrentarem, juntos, desafios globais como as mudanças climáticas, a segurança alimentar e a transição para sistemas mais sustentáveis e inclusivos.

O que são essas redes colaborativas?
O Fórum das Américas para Pesquisa Agropecuária e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro) é um espaço estratégico e político regional que promove diálogos e articulações entre instituições de pesquisa agropecuária, organismos internacionais, instituições financeiras, universidades e representantes da sociedade civil das Américas. É considerada uma plataforma colaborativa hemisférica. Criado em 1997 por iniciativa do IICA, o Foragro inclui instituições financiadoras.O Procisur, por sua vez, é uma iniciativa regional técnica criada em 1980 para fortalecer a cooperação científica e tecnológica agroalimentar no Cone Sul da América Latina. Reúne os Institutos Nacionais de Investigação Agropecuária (Inia) da região, promovendo pesquisas conjuntas, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias voltadas à sustentabilidade, competitividade e inclusão agrícola, contribuindo diretamente para a segurança alimentar global. O Procisur é membro do Foragro e atualmente o preside.
O Procinorte é uma rede trilateral de órgãos federais de pesquisa agrícola, agroalimentar e de sistemas alimentares do Canadá, México e EUA. Seu objetivo é promover a cooperação em pesquisa e tecnologia na região norte das Américas por meio de intercâmbios e parcerias para o desenvolvimento agrícola competitivo e sustentável, incorporando ciência, tecnologia, inovação e compartilhamento de conhecimento em áreas de relevância trilateral.Texto deste box extraído, em parte, da matéria Embrapa consolida protagonismo em redes de cooperação internacional

Marita Cardillo
Assessoria de Comunicação Embrapa

Contatos para a imprensa
[email protected]

Escrito por: Embrapa

Anterior

Tecnologia garante sustentabilidade à produção de açaí do Maranhão

Próximo

Asbraer participa de diálogos sobre o clima com a Faser

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}