Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
05/05/2025
Asbraer

Filhos deste Solo: curso da Emater-DF capacita jovens para empreender e permanecer no campo

0
0

Programa Filhos deste Solo, da Emater-DF, oferece capacitação prática para transformar sonhos em negócios sustentáveis no meio rural​

05/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emater-DF

​

Em um cenário onde o êxodo rural ainda é uma realidade que desafia o futuro da agricultura familiar, a Emater-DF aposta na juventude como motor de transformação. Entre os dias 22 e 25 de abril, foi realizada a 18ª edição do curso Introdução ao Empreendedorismo e Negócio Rural, parte do programa Filhos deste Solo, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor entre os filhos e filhas de agricultores familiares do Distrito Federal.

A capacitação reuniu 65 jovens e foi realizada no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Planaltina, parceiro da Emater-DF no programa. Mais do que aulas teóricas, os alunos viveram uma imersão em conceitos como gestão financeira, sucessão familiar, organização social, planejamento e formação de preços. A proposta é clara: fazer com que os jovens enxerguem o campo não apenas como lugar de produção, mas como espaço de oportunidade e prosperidade.

“O objetivo principal do curso é preparar o jovem rural para enfrentar os desafios da sucessão familiar e da permanência no campo com dignidade e sucesso”, afirma Carlos Goulart, extensionista da Emater-DF e um dos instrutores. “Queremos que eles deixem de se ver apenas como produtores e passem a se reconhecer como empreendedores rurais”, completa.

O ponto alto da formação foi uma atividade inspirada no programa Shark Tank, em que os participantes apresentaram suas ideias de negócio como se estivessem buscando investidores. As propostas surpreenderam pela criatividade e aplicabilidade, mostrando que, com conhecimento e incentivo, o campo pode ser solo fértil para inovação.

“Foi emocionante ver o brilho nos olhos desses jovens ao perceberem que seus sonhos têm valor e podem, sim, virar realidade”, destacou Adriana Dutra, coordenadora do programa Filhos deste Solo. Segundo ela, a participação ativa da turma, que contou inclusive com jovens que já passaram por edições anteriores, reforça o impacto transformador da iniciativa. “Os relatos mostram que o conhecimento adquirido tem feito a diferença na vida desses jovens e de suas famílias.”

Carlos Goulart destacou que a parceria com o IFB une o saber técnico da escola agrícola à vivência prática da Emater-DF. O resultado é uma formação mais completa, conectada com os desafios reais do meio rural. “O Instituto reúne justamente o público-alvo que devemos abordar, o conteúdo trazido pela experiência em campo, trazidas pelo trabalho de extensão rural da Emater-DF, sinergiza com o conteúdo oferecido pela escola técnica rural, o que torna essa parceria tão importante”, afirmou.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com projeto de crédito rural da Emater-PA, família assentada de Novo Repartimento recebe trator

Próximo

Coderse: Trabalhadores rurais contam com programas do Estado e auxiliam o estado a ter a avanços na produção de leite

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}