Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Café
14/05/2025
Embrapa

Estudo da Embrapa Territorial sobre café em Rondônia é destaque no Balanço Social 2024

0
0

Foto: Embrapa

O estudo desenvolvido pela Embrapa Territorial sobre a cafeicultura nas Matas de Rondônia é um dos destaques da publicação oficial do Balanço Social 2024 da Embrapa, divulgado no dia 7 de maio. Coordenado pelo pesquisador Carlos Ronquim, o trabalho revela que 95,5% das propriedades cafeeiras da região não avançaram suas produções sobre áreas de florestas, entre 2020 e 2022.

Com o apoio da Embrapa Rondônia, a equipe mapeou o uso e cobertura da terra em uma área de 2,2 milhões de hectares, demonstrando que apenas 0,8% dessa extensão é ocupada com café – o equivalente a 34,4 mil hectares. A análise também apontou que o cultivo do café se concentra em pequenas propriedades familiares, com média de 3,5 hectares, sendo uma atividade essencial para a subsistência de cerca de nove mil famílias, incluindo comunidades indígenas.

A escolha do estudo como destaque do Balanço Social reforça a importância da ciência para garantir a sustentabilidade da produção agrícola na Amazônia. O trabalho contribui para a valorização de práticas agrícolas alinhadas à conservação ambiental e ao fortalecimento da agricultura familiar. Este e outros resultados do projeto serão divulgados na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém, PA, entre 10 e 21 de novembro.

Outra contribuição da Embrapa Territorial ao Balanço Social se deu no impacto das soluções tecnológicas. As soluções da Embrapa foram avaliadas por adoção, impacto econômico, social, ambiental e institucional. A publicação demonstra que o GeoMatopiba gerou retorno estimado na ordem de 179 mil reais, enquanto que o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura (SITE Aquicultura), 233 mil reais. Já o Monitora Oeste, tecnologia desenvolvida para uso da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), vem auxiliando a redução de custos dos produtores baianos com defensivos agrícolas, ao gerar alertas no sistema de monitoramento de pragas e doenças que podem atingir as produções no oeste da Bahia, cobrindo uma área de mais de 254 mil ha. 

O retorno estimado para a Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (GeoInfo), que hospeda dados espaciais produzidos por 27 centros da Embrapa atualmente e que conta com coordenação da Embrapa Territorial, está na ordem de 835 mil reais. Outras tecnologias da Embrapa Territorial que também constam nesta análise são o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog), cuja segunda versão foi lançada em dezembro do ano passado; o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica do Bioma Caatinga (SITE Caatinga); Geoweb Inclusão Produtiva no Seu Município e Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL), além de páginas informativas Satélites de monitoramento, que apresenta os principais instrumentos de sensoriamento remoto que contribuem para o conhecimento dos diferentes aspectos da agricultura e do meio ambiente do Brasil, e Fauna de Campinas.

Balanço Social

O Balanço Social é uma publicação anual que reúne os principais projetos, ações sociais e resultados da Embrapa, reforçando o compromisso da instituição com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Nesta edição, a Embrapa mostrou mais uma vez sua relevância ao gerar um retorno estimado de R$ 25,37 para cada real investido. Os impactos das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa traduzem-se em um lucro social de R$ 107,24 bilhões, resultado da adoção de 166 tecnologias e 110 cultivares avaliadas. Mesmo diante de um cenário desafiador, a empresa segue firme em sua missão de promover o avanço científico e tecnológico da agropecuária nacional, com foco na inclusão, inovação e sustentabilidade.

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Escrito por: Embrapa

Anterior

49º Congresso de Pesquisas Cafeeiras celebra 55 anos de controle da ferrugem

Próximo

Seaf e Empaer-MT reabrem feira que aproxima campo e cidade com produtos de qualidade

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}