Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Natureza
08/05/2025
Embrapa

Estudantes do Baixo São Francisco conhecem reserva de Mata Atlântica em abril

0
0


Foto: Saulo Coelho

Estudantes de escola do Baixo São Francisco adentram reserva de Mata Atlântica – RPPN do Caju

O campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Itaporanga d’Ajuda, no Litoral Sul de Sergipe, recebeu, em abril, estudantes de mais três escolas de municípios do Baixo São Francisco Sergipano.

As visitas marcaram a continuação do do projeto ‘Saberes, tecnologias sociais e biodiversidade no bioma Mata Atlântica em Sergipe’, iniciado em 2024 e que conta com recursos do CNPq, sob liderança da analista de Transferência de Tecnologia Raquel Fernandes.

Estudantes, professores e professoras conheceram de perto as belezas da Mata Atlântica e tecnologias sustentáveis de base ecológica para a agricultura no campo da Embrapa, que a abriga a Reserva Natural do Caju, unidade de conservação permanente.

No dia 3, o campo recebeu a Escola Estadual Otávio Bezerra, do povoado Ladeirinhas, em Japoatã. No dia 16, foi a vez das turmas do Colégio Estadual Professor Antônio Calixto, do povoado Serrão, em Ilha das Flores. No dia 30, visitaram turmas do Centro Educacional Quilombola 3 de Maio, do povoado Brejão, em Brejo Grande. 

Confira aqui o álbum completo com fotos das três visitas

Na trilha por dentro da Reserva do Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju – um berço de biodiversidade da Mata Atlântica com cerca de 700 hectares – as turmas viram de perto uma grande variedade de espécies vegetais e animais nativas e achados arqueológicos de tribos originárias Tupinambá, além de interagir com pesquisadores e equipes de campo, que apresentaram cada detalhe da reserva, tiraram dúvidas dos estudantes e professores.

Após a trilha, os visitantes passaram pelos bancos de conservação genética de coco e mangaba mantidos no campo experimental.

À beira do rio vaza-Barris, que banha a região da Reserva, foi o momento de ver de perto e interagir com o manguezal, com o morador Salvador Narciso, nascido e criado na região, que já prestou serviços no campo da Embrapa no passado e é um profundo conhecedor das plantas, animais e toda a riqueza ecológica da área. 

Salvador mostrou a importância de conhecer e preservar o manguezal, o grande berçário da vida costeira. As turmas puderam entender mais sobre o processo de queda das sementes e crescimento das diferentes plantas denominadas mangues, e viram de perto algumas espécies de crustáceos nativos, como aratus, siris, guaiamuns e gorés.

A equipe técnica do campo apresentou e tirou dúvidas sobre as as soluções sustentáveis nas estações tecnológicas – minhocultura e vermicompostagem; biofertilizante líquido BioGeo; fossa séptica biodigestora.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (79) 4009-1381

Escrito por: Embrapa

Anterior

Embrapa leva novidades para a Agrotins 2025

Próximo

Plataforma AquaPLUS® é destaque no IFC Amazônia

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}