Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
NaturezaPequenos e Médios
18/06/2025
Embrapa

Especialistas discutem no RJ manejo de carbono do solo para produção sustentável de alimentos

0
0

Foto: Divulgação: Embrapa

Cerca de 400 pessoas irão participar no Museu do Amanhã, cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 25 e 27 de junho, do Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Pesquisa de Carbono do Solo. O evento tem o objetivo de debater estudos relacionados a práticas agrícolas sustentáveis para promover a qualidade e a saúde do solo. Solos ricos em carbono favorecem a produção de alimentos; melhoram a capacidade de adaptação de sistemas agrícolas para o enfrentamento de mudanças climáticas; e reduzem a emissão de gases de efeito estufa para atmosfera por meio do sequestro de carbono.

Durante os três dias do evento, serão discutidas metodologias da medição, monitoramento, relato e verificação do carbono do solo, além de mercados de carbono e políticas públicas relacionadas. Organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com organizações nacionais e internacionais, o Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Pesquisa de Carbono do Solo reunirá acadêmicos e profissionais ligados às ciências agrárias, produtores rurais, formuladores de políticas públicas e representantes da sociedade civil.

O evento contará em sua abertura com a palestra da pesquisadora Deborah Bossio que abordará o tema do carbono do solo e sua interface com o clima, a biodiversidade e a segurança alimentar. Deborah Bossio é cientista-chefe em Sistemas Alimentares e Ciência do Solo na The Nature Conservancy (TNC), organização que desenvolve trabalhos voltados à conservação do meio ambiente. Ela atua também como membro do Comitê Técnico e Científico da Iniciativa 4 por 1000, que promove o papel da agricultura na mitigação de mudanças climáticas; e é co-presidente do Comitê Diretor e do Comitê Científico do Consórcio Internacional de Pesquisa do Carbono do Solo (Soil Carbon IRC), cuja missão é promover atividades de pesquisa e disseminação de conhecimento acerca do manejo de carbono do solo em diversos usos da terra, incluindo solos agrícolas, florestais, pastagens, pântanos e urbanos.

O Centro de Pesquisa de Carbono na Agricultura Tropical (CCARBON/USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Associação Rede Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Agricultura de Baixo Carbono (INCT-ABC), a Iniciativa Internacional 4 por 1000 e o Consórcio Internacional de Pesquisa de Carbono do Solo (Soil Carbon IRC) são parceiros do Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Pesquisa de Carbono do Solo.

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (62) 98127-3107

Escrito por: Embrapa

Anterior

Nova estação meteorológica da EPAMIG em Maria da Fé acompanha dados climáticos em tempo real

Próximo

Edital Chamada Pública – Nº 009/2025 – Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}