Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
13/05/2025
Asbraer

EPAMIG utiliza imagens de Vant para monitorar condições hídricas em áreas cafeeiras e de estresse em culturas de grãos

0
0

EPAMIG utiliza imagens de Vant para monitorar condições hídricas em áreas cafeeiras e de estresse em culturas de grãos

13/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

(Belo Horizonte – 13/5/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) tem usado sensoriamento remoto e agricultura de precisão para monitorar condições fisiológicas de culturas como café e grãos. O acompanhamento é feito por imagens captadas por Veículos aéreos não tripulados (Vant).

No último mês de abril, os pesquisadores da EPAMIG Marley Lamounier Machado e Vânia Aparecida Silva participaram, em Salvador (BA), do 21º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.  Na oportunidade, apresentaram os resultados parciais de dois projetos envolvendo o uso de Vant:

Marley Lamounier

Vânia Silva

Monitoramento espectral para estimativa das condições hídricas de áreas cafeeiras

O trabalho “Avaliação de índices de vegetação por imagens de Vant para a estimativa da produtividade do café”, teve como objetivo investigar e determinar quais índices de vegetação melhor estimam a produtividade do café arábica. Os dados derivam de imagens obtidas por Vants nas estações seca e úmida.

O trabalho está ligado ao projeto “Monitoramento espectral para estimativa das condições hídricas de áreas cafeeiras”, coordenado pela pesquisadora da EPAMIG Margarete Marin Lordelo Volpato. A pesquisa, que teve início em 2020, conta com a participação dos também pesquisadores Marley Lamounier, Vânia Silva e Vanessa Figueiredo.

O projeto é financiado por Embrapa Café, Consórcio Pesquisa Café, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Desenvolvimento de novas cultivares e tecnologias inovadoras para a produção sustentável de grãos em Minas Gerais

O projeto, coordenado pela pesquisadora Aurinelza Batista Teixeira Condé, conta com recursos financeiros da Fapemig. Uma das metas da pesquisa está relacionada à Agricultura de Precisão.

O trabalho “Avaliação de índices de vegetação por imagem de Vant para a detecção de estresse em culturas de milho, soja e feijão”, tem como objetivo avaliar modelos matemáticos para investigar a detecção de estresse em culturas de milho, soja e feijão, utilizando imagens de Vant.

Essa meta envolve ainda, os pesquisadores da EPAMIG Fábio Aurélio Martins, João Batista Reis, João Roberto de Mello Rodrigues, Margarete Volpato, Rogério Faria, Thiago Ladeira, Thiago Furtado e a professora Vanessa Cristina Oliveira de Souza da Universidade Federal de Itajubá.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

EPAMIG promove curso sobre cafeicultura orgânica em Araponga-MG

Próximo

Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}