Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
28/03/2025
Barbara

Epamig: Novo projeto de pesquisa incentiva a expansão e o fortalecimento do arroz de terras altas em Minas Gerais

0
0

Proposta da EPAMIG tem foco especial na agricultura familiar e conta com R$ 2 milhões em recursos​

28/03/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

​

(Belo Horizonte – 28/3/2025) O projeto “Expansão e fortalecimento da cadeia produtiva de arroz em Minas Gerais, com foco em sustentabilidade e segurança alimentar”, conduzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), tem o objetivo de gerar, validar e transferir tecnologias para aumentar o cultivo do grão no Estado.

A proposta aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), já está vigente. O projeto, com duração de 48 meses, é coordenado pela pesquisadora Janine Guedes, conta com recursos de cerca de R$2 milhões e tem como foco principal a agricultura familiar.

“Vamos atuar no Estado todo, com um destaque especial para agricultores familiares e para as produções no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha”, pontua a pesquisadora, que cita as instituições parceiras do projeto:

“O trabalho será desenvolvido cooperativamente com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Embrapa Arroz e Feijão, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e institutos federais de Minas Gerais”.

Expansão do arroz de terras altas

​

Em Minas Gerais, a área cultivada de arroz aumentou 470% na safra 2023/2024, impulsionada pelo aumento expressivo do plantio do arroz de terras altas. O Estado que foi o 4° maior produtor nacional na década de 1970, era o 18° na safra de 2022/2023.

O cultivo de arroz em terras altas estabelece a utilização ponderada da água, dependendo apenas das chuvas para produção. A expansão desse sistema de cultivo, pode favorecer a distribuição mais segura e estratégica da produção do grão, alimento básico de 84% da população brasileira.

“Trata-se de um sistema de cultivo capaz de promover sustentabilidade, eficiência no uso de recursos e segurança alimentar, principalmente em regiões onde as condições são mais precárias, como Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais”, destaca Janine Guedes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 250 municípios que cultivam o arroz, para subsistência e produzem um excedente que é absorvido pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Minas Gerais, é o segundo Estado em número de agricultores familiares do país, e atividade tem participação expressiva na produção nacional de grãos. A Emater – MG vem trabalhando junto a esses produtores, para apoiar e viabilizar a comercialização de excedente a esses programas”, informa a pesquisadora.

O projeto prevê ações de pesquisa participativa, melhoramento genético, proposição de novas cultivares, avaliação da adaptabilidade de materiais e plantio consorciado ao café. E, ainda, possibilitar a participação dos produtores em nichos de mercado mais rentáveis, incentivar a participação feminina, além de avaliar o uso de óleos essenciais no armazenamento de sementes.

Os resultados dos experimentos serão difundidos, ao longo do projeto, em dias de campo, cursos e treinamentos, reuniões com as associações de mulheres agricultoras e, apresentação dos artigos-resumos em congressos e publicações científicas.

Escrito por: Barbara

Anterior

Fiperj: Primeira CAF 3.0 emitida para pescadora artesanal em Araruama

Próximo

FIPERJ apoia produtores com transporte de 3 mil alevinos de tilápia

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}