Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
01/08/2025
Asbraer

EPAMIG difunde novas pesquisas aplicadas à tilapicultura

0
0

​Projeto aprovado pela FAPEMIG é apresentado a produtores rurais em Dia de Campo em Rio Piracicaba-MG.​

01/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

​

(Belo Horizonte, 31/7/2025) Um novo projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), voltado à tilapicultura, foi apresentado aos participantes do Dia de Campo da Piscicultura Top Fish, realizado em 24 de julho, em Rio Piracicaba-MG.

O evento, promovido pela Emater-MG, Prefeitura de Rio Piracicaba e Top Fish, teve como tema central “Criação de Tilápia em Tanque Escavado e Beneficiamento de Pescado”, e reuniu produtores, técnicos e pesquisadores para troca de experiências.

Em painel ministrado pelos pesquisadores da EPAMIG, Alexmiliano Vogel e Franklin Costa, foi destaque a apresentação do projeto “Recria de Juvenis de Tilápia e Acará-Bandeira em Bioflocos visando Redução do Custo de Produção e Uso de Commodities”, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A proposta busca fortalecer a piscicultura mineira e ampliar a oferta de alimentos e peixes ornamentais de qualidade, com menor custo e impacto ambiental.

“Apresentamos as perspectivas do projeto, que propõe a criação de tilápias jovens em sistemas de bioflocos, tecnologia que utiliza microrganismos presentes na água como alimento natural, reduzindo o uso de ração, o consumo de água e a poluição. Também serão estudados os tamanhos ideais para a transferência dos peixes aos tanques-rede, o que pode ocasionar mais saúde aos animais e diminuir o tempo de engorda”, destacou Franklin.

“Os estudos também contemplam o acará-bandeira, espécie de destaque no mercado ornamental e em expansão na aquicultura. O manejo em bioflocos irá aprofundar o nosso conhecimento, com foco em densidade, alimentação e adaptação, trazendo resultados para o fortalecimento do comércio e criando oportunidades para pequenos produtores diversificarem a produção”, complementou.

O projeto, registrado sob o número PPE-00022-23, é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os primeiros ensaios relacionados à densidade de estocagem e manejo alimentar já estão em andamento nas dependências da universidade, em Belo Horizonte.  As etapas seguintes serão conduzidas nos Campos Experimentais da EPAMIG, em Felixlândia e Leopoldina, onde a infraestrutura está sendo aprimorada para facilitar o manejo diário e garantir maior segurança ao sistema produtivo.

Infraestrutura passa por reforma para facilitar o manejo diário e garantir maior segurança ao sistema produtivo – Foto acervo pessoal – pesquisador Franklin

As atividades de pesquisa relativas ao projeto estão previstas até 2027. À medida que as etapas forem concluídas, os resultados serão compartilhados com produtores e técnicos interessados por meio de visitas técnicas, publicações e eventos de difusão.

Difusão de tecnologias já aplicadas

Além da apresentação do novo projeto, os participantes do Dia de Campo contaram com a difusão dos resultados de pesquisas já aplicadas pela EPAMIG, com foco na produção de alevinos de tilápia. Foram abordados aspectos relacionados à reprodução, nutrição e manejo, destacando dados recém coletados sobre o cultivo de larvas, alevinos e juvenis.

“Momentos como esse nos aproximam dos principais atores da cadeia produtiva da tilapicultura. É uma oportunidade de apresentarmos o que já foi aplicado e os avanços futuros, alinhar expectativas e compreender as demandas do setor”, ressaltou Franklin.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Ematerce realiza cursos sobre criação de galinha caipira em Canindé-CE

Próximo

Gestão de águas subterrâneas é tema de palestra da Embrapa no 2º Seminário Mineiro de Irrigação

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}