Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Economia
14/08/2025
Barbara

Empreendedorismo e Desenvolvimento Social: Uma Mudança de Atitude – Caio Rocha

0
0
Imagem do Post

Por Caio Rocha 

Falar de empreendedorismo no Brasil não é apenas tratar da criação de negócios, abertura de empresas ou geração de lucro. É falar de transformação social. Empreender é, antes de tudo, uma mudança de atitude, uma forma de encarar desafios com visão, coragem e criatividade.

Essa mudança não surge por acaso. Ela pode — e deve — ser desenvolvida como metodologia. Ao estruturar um trabalho que combina orientação prática, capacitação e acompanhamento, é possível dar segurança para quem deseja iniciar um empreendimento. A jornada empreendedora, quando acompanhada de suporte técnico e rede de apoio, deixa de ser um salto no escuro e se torna um caminho possível e estruturado.

Segundo o Relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, os três maiores sonhos declarados pelos brasileiros são:
    1.    Viajar
    2.    Ter casa própria
    3.    Empreender

Ou seja, empreender é o terceiro maior sonho nacional. Um dado que, por si só, revela o potencial transformador dessa agenda.

Entretanto, o mesmo estudo aponta que, no Brasil, a principal motivação para empreender ainda é a necessidade — e não a vocação ou a oportunidade. Isso significa que grande parte das pessoas não se prepara para empreender, mas é levada a isso pela falta de alternativas de trabalho e renda.

Essa realidade exige uma nova abordagem nas políticas públicas: mais do que linhas de financiamento, precisamos de projetos estruturados que despertem a atitude empreendedora. Isso inclui:
    •    Capacitação prática, com conteúdos aplicáveis ao dia a dia;
    •    Metodologias testadas, que ofereçam um passo a passo para iniciar e sustentar o negócio;
    •    Monitoramento de 90 dias após a capacitação, garantindo suporte técnico e emocional no período mais crítico do pequeno empreendimento.

Empreender, portanto, não é apenas abrir um CNPJ. É investir em si mesmo, adquirir novas competências e se inserir de forma ativa na economia. É criar valor, gerar impacto e participar de um movimento que une desenvolvimento econômico e transformação social.

Se quisermos que mais brasileiros realizem esse sonho de forma sólida, é hora de pensar o empreendedorismo como política de desenvolvimento humano, onde atitude, conhecimento e acompanhamento caminhem juntos.

Caio Rocha, engenheiro agrônomo, mestre em Gestão Pública e doutor em Ciências da Educação, foi secretário nacional, secretário de Estado da Agricultura do Rio Grande do Sul e presidente da EMATER/RS. Atualmente, é consultor internacional do IICA.

Escrito por: Barbara

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/MG

Próximo

Eventos fortalecem elos da cadeia produtiva do algodão no Ceará

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}