Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
09/06/2025
Asbraer

Emdagro: Serviços da Agricultura e empresas vinculadas foram ofertado durante a 49ª edição do ‘Sergipe é aqui’

0
0

Na ocasião, foi assinado termo de adesão ao Programa Garantia Safra, parceria entre Estado e Município​

09/06/2025 | Assessoria de comunicação – Emdagro

Reprodução – Emdagro

​

Durante a realização da 49ª edição do “Sergipe é aqui”, realizada no município de Feira Nova, nesta sexta-feira, 6, o governador Fábio Mitidieri, junto ao prefeito da cidade, Jean de Gerino, assinaram termo de adesão ao programa Garantia Safra, reafirmando a parceria entre Estado e Município, para a continuidade do benefício, no ano agrícola 2024/2025. Como em todas as edições do projeto de governo itinerante, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), se fez presente juntamente com suas vinculadas – Coderse, Emdagro e Pronese – levando serviços e benefícios à população da cidade, principalmente aos agricultores da região.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), coordenado em Sergipe pela Seagri, e funciona como um seguro, destinado às famílias de agricultores de baixa renda que vivem em municípios do semiárido, como destaca o secretário da Seagri, Zeca da Silva. “O programa tem como objetivo garantir uma renda mínima aos agricultores que venham perder, pelo menos, 50% das lavouras de mandioca, milho, feijão, arroz ou algodão. O benefício é pago quando a seca ou o excesso de chuvas provoca a perda de, pelo menos, metade da produção”, afirma.

Em Sergipe, já aderiram ao programa os municípios de Aquidabã, Canhoba, Canindé de São Francisco, Carira, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo e Tobias Barreto.

Assistência da Emdagro

A economia de Feira Nova gira em torno da pecuária de bovinos, com 9.250 cabeças de gado, equinos com 700 cabeças e suínos com 2.270 cabeças, conforme dados da Emdagro. Na agricultura, o município tem o milho como principal cultura e, somente este ano, já são 133 produtores rurais assistidos pela empresa pública na localidade. Ao longo de todo o dia, o estande da Agricultura recebeu o público assistido e visitantes em geral que puderam realizar diversos esclarecimentos sobre produção, emissão de CAF e vacinação de rebanho, entre outros assuntos.

No local foram distribuídas 65 mudas frutíferas, entregues quatro certidões do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAFs) e realizada a entrega de 30 amostras de solo para análise pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS).

Para a moradora do povoado Lagoa dos Porcos, Hildenize Gomes de Souza Moura, foi muito bom participar do dia de atividades na sede do município e voltar para casa com uma muda de mangueira. “Já tive um pé de mangas no quintal de minha casa, mas ele não vingou, agora vou plantar outro no lugar”, conta satisfeita.

A agricultora Maria Helena dos Santos Macedo, de 67 anos, também disse estar muito satisfeita com a ação do governo do Estado em seu município. Ela confecciona peças artesanais em crochê, desde os 10 anos de idade, e aproveitou o evento para divulgar e vender seus produtos. “Trabalho junto com minha cunhada criando peças de vestuário feminino e montei uma barraca no evento para divulgar meu trabalho e, assim, conseguir ainda mais clientes”, relata ela antes de voltar para casa com o pé de cacau que ganhou no estande da Agricultura. “Na minha roça planto milho e já tenho alguns pés de fruta, como coqueiro, mangueira, laranjeiras, abacateiro e de acerola, mas é a primeira vez que terei um pé de cacau”, comemora.

Na ocasião, oito produtores do município puderam receber seus certificados das 72 fêmeas bovinas vacinadas contra a brucelose (infecção bacteriana) e outros sete que vacinaram seus animais, entre bovinos, caprinos e ovinos contra a clostridiose (complexo de enfermidades causadas por bactérias.

O agricultor Gerinaldo Messias dos Santos foi até o local para receber seu certificado do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e gostou muito da receptividade. “Já tive a DAP [Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] e, agora, renovei para o CAF que é um documento muito importante, pois, com ele, a gente que trabalha na agricultura e na criação de animais pode obter empréstimo no banco e investir um pouco mais, além de facilitar na hora da aposentadoria”, afirma ele que mora com a família no povoado Umbuzeiro.

Ações da Coderse

Em Feira Nova, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) encampou ações de recuperação de 128 barragens de terra, em 2025, sendo 13 de médio porte, em 11 localidades do município. Em todo estado, já são 282 barragens, de pequeno e médio porte, incluindo as recuperadas em Aquidabã (7), Itabi (47), Gararu (2) e Poço Redondo (17). Atualmente, as máquinas e equipamentos atuam no município de Canindé de São Francisco.

Para o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, a ação é fundamental e dá continuidade a um trabalho iniciado em 2023. “As barragens são de uso múltiplo, mas a principal função é a dessedentação animal dos rebanhos de leite, que é a principal atividade econômica das regiões de sertão, como Feira Nova. Serão investidos R$ 5 milhões em recuperação, limpeza e construção de barragens nesta edição. Trabalho que dá prosseguimento ao que foi realizado em 2023, quando foram recuperadas 753 pequenas e médias barragens, com investimento de R$ 2,4 milhões”, enumera Paulo Sobral.

No ‘Sergipe é aqui’, a Coderse disponibilizou geóloga e engenheira civil para atender à população com as demandas de poços tubulares profundos, sistemas de abastecimento e barragens. O Programa Água Doce, em breve com 32 unidades de produção de água dessalinizada no semiárido sergipano, também foi mostrado no ‘governo itinerante’ através de uma maquete de um sistema de abastecimento de água potável.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater Goiás renova convênio com o MP Goiás para execução do serviço Ser Natureza

Próximo

Coderse inicia cadastro da agricultura familiar nos lotes da irrigação pública

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}