Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoNatureza
08/04/2025
Asbraer

Emdagro: Sergipe avança na certificação da produção de mudas de cacau para expandir produção

0
0

Iniciativa busca reduzir custos para agricultores e impulsionar cacauicultura sergipana com mudas locais certificadas​

08/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emdagro

Foto – Reprodução Emdagro

Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), iniciou o processo de credenciamento para a produção de mudas certificadas de cacau junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A iniciativa visa reduzir a dependência dos agricultores locais de viveiristas da Bahia, onde atualmente as mudas certificadas são adquiridas ao custo de R$ 9 por unidade.

A cultura do cacau no estado ocupa uma área de 32,4 hectares, distribuída nos municípios de Arauá, Boquim, Estância, Lagarto, Itaporanga, Indiaroba, Itabaianinha, Santa Luzia e Umbaúba. A falta de produção local de mudas certificadas tem sido um dos principais entraves para a expansão da cacauicultura sergipana. Para mudar essa realidade, a Emdagro deu início ao credenciamento de produtores, começando com o agricultor Jivonaldo Pereira, da Comunidade de Nova Descoberta, no município de Indiaroba, que concentra a maior área plantada do estado.

A expectativa é que, a partir do segundo semestre de 2025, a propriedade do agricultor produza 6 mil mudas certificadas de cacau clonal, podendo atender entre 35 e 40 pequenos agricultores familiares. Segundo Jean Carlos Nascimento, diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, esse é um passo essencial para fortalecer a cadeia produtiva do cacau em Sergipe.

“Estamos iniciando um processo que pode transformar a produção de cacau no estado. Com mudas certificadas produzidas localmente, reduzimos custos para os agricultores e garantimos maior controle sobre a qualidade e sanidade das plantas. Esse é um avanço fundamental para o setor”, destacou.

Inicialmente, apenas dois agricultores familiares serão credenciados pelo Mapa para a produção de mudas certificadas, contando com o suporte da Emdagro. Para os interessados em se tornar viveiristas certificados, é necessário realizar o credenciamento diretamente junto ao Ministério da Agricultura e contratar um responsável técnico para acompanhar a produção.

No caso do produtor Jivonaldo Pereira, a Emdagro fornecerá apoio técnico por meio de um engenheiro agrônomo, que supervisionará e orientará a produção das mudas em viveiro telado. “A Emdagro está dando a oportunidade de eu começar a fazer meu viveiro de mudas de cacau. Tenho que agradecer a Deus que esse é o sonho que estou realizando. Essa é a hora!”, comemorou.

A certificação das mudas será realizada pelo Ministério da Agricultura, também responsável pela fiscalização da produção. No entanto, o sucesso dessa iniciativa dependerá da demanda e da viabilidade de distribuição das mudas aos agricultores familiares. “Precisamos alinhar essa estratégia com os órgãos competentes para garantir que o projeto tenha o impacto desejado”, concluiu Jean Carlos Nascimento.

Com o credenciamento em andamento, a expectativa é que a produção local de mudas certificadas impulsione a expansão da cultura do cacau em Sergipe, proporcionando mais oportunidades para os agricultores e fortalecendo a economia rural do estado.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emdagro: Agricultores e criadores de São Domingos são atendidos com serviços da Agricultura na 44ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Próximo

Coderse: Programa Sementes do Futuro impulsiona a agricultura familiar nos perímetros irrigados

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}