Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
HortifrutiPequenos e Médios
04/06/2025
Asbraer

Emdagro-SE promove Dia Especial da Mandioca com palestras, degustação e novas perspectivas para agricultores familiares

0
0

Evento reuniu mais de 200 participantes e apresentou novidades para impulsionar a mandiocultura no estado

04/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Emdagro/SE

Foto: Reprodução/Emdagro-SE

Na manhã da última terça-feira, 3, o Centro de Difusão Tecnológica da Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe), localizado em Itabaiana, foi palco do Dia Especial da Mandioca — um evento técnico e sensorial que reuniu cerca de 200 participantes, entre agricultores familiares de mais de dez municípios sergipanos, técnicos da Emdagro, representantes de associações, cooperativas e secretarias municipais de agricultura. O objetivo foi valorizar, modernizar e impulsionar a cadeia produtiva da mandioca em Sergipe.

O encontro, organizado pela Coordenadoria de Agroecologia da Emdagro com o apoio do escritório local de Itabaiana, teve início com uma programação de palestras voltadas para as inovações e o potencial da cultura da mandioca, abordando desde políticas públicas até o valor nutricional do alimento. O Coordenador de Desenvolvimento Rural da Emdagro, Ary Osvaldo Bonfim, foi o responsável por uma das três apresentações do evento. Na sua palestra, ele destacou o Programa de Modernização da Mandioca da Emdagro, que desde 2023 vem promovendo ações estratégicas para fomentar a cultura no estado.

“Desde 2023, a Emdagro vem desenvolvendo ações para fortalecer e modernizar a mandiocultura em Sergipe, com o objetivo de ampliar e inovar a produção no estado. Entre as iniciativas, destacam-se visitas técnicas a locais como a biofábrica em Ilhéus (BA), visando conhecer e adaptar tecnologias de sucesso, como o modelo baiano de casa de farinha, além de melhorar a repropagação de manivas. Essas ações consolidam dois anos de trabalho da instituição nessa área, que também tem participado de eventos como o Foro Setorial em Alagoas e articula a criação de uma Câmara Setorial da Mandiocultura em Sergipe”, afirmou Ary.

A técnica da Emdagro, Dilma Maria, também conduziu uma palestra sobre o “Valor Nutricional da Mandioca e Segurança Alimentar”. Em sua fala, ela destacou a importância da mandioca na alimentação das famílias do campo e da cidade, ressaltando seu valor energético, a presença de fibras, vitaminas e o potencial de combate à fome e à insegurança alimentar, sobretudo quando se utilizam variedades biofortificadas como a BRS 399, que contém betacaroteno.

Quem também marcou presença no evento foi o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Helton da Silveira, abordou em sua palestra o diferencial da variedade de mandioca BRS 399, resultado do Programa de Melhoramento da Embrapa Cerrados. “Ela foi desenvolvida com o objetivo de atender à crescente demanda por materiais mais adaptados ao mercado, especialmente no segmento da mandioca de mesa. Trata-se de uma variedade moderna, com alto número de raízes, precocidade, resistência a diversas doenças e excelente qualidade de massa. Todas essas características foram pensadas para garantir ao produtor maior renda e melhor aproveitamento comercial do produto”, explicou.

O presidente da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Eloísio Barbosa Lopes Júnior, também participou e elogiou a iniciativa do governo estadual e da Emdagro. “É uma grande satisfação participar de um evento como este, voltado para a cadeia produtiva da mandioca. Iniciativas como essa são exatamente o que falta para fortalecer o setor em nível nacional. Estamos vendo mais de 100 agricultores reunidos, acompanhando de perto a apresentação de uma tecnologia que muitas vezes não chega ao campo por falta de ações de extensão rural. Parabenizo a Emdagro por esse trabalho bem estruturado, promovendo não apenas o conhecimento, mas também a distribuição de manivas da variedade BRS 399”, afirmou.

Jean Carlos Nascimento, Diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, também marcou presença e reafirmou o compromisso da empresa pública em apoiar os agricultores com alternativas de cultivo, como a macaxeira BRS 399. “A Emdagro está sempre buscando levar ao produtor rural novas possibilidades, tecnologias adaptadas e conhecimento técnico que melhorem sua produção e sua renda. A proposta da Câmara Técnica da Mandiocultura no Estado é uma necessidade urgente, pois vai permitir a integração de instituições, agricultores e pesquisadores para planejar ações estruturantes. Já estou articulando com a presidência da Emdagro para que levemos essa proposta ao secretário Zeca da Silva. O fortalecimento da mandiocultura passa pela organização e pela política pública direcionada”, afirmou.

Além da programação técnica, os participantes puderam experimentar, em um momento sensorial, a qualidade da BRS 399. A mandioca foi servida cozida e a degustação destacou sua maciez, sabor agradável e tempo de cozimento reduzido, características ideais para o consumo doméstico e comercialização direta.

Entre os produtores presentes, o evento despertou entusiasmo e perspectivas concretas de melhoria na produção. Para Valmir Araújo, agricultor do município de Simão Dias, a participação foi enriquecedora. “O que mais me chamou a atenção foi a degustação da macaxeira — experimentei in natura e achei excelente: bem macia, saborosa. Além disso, o encontro como um todo é muito importante porque nos motiva a lutar, a buscar mais organização e profissionalização na produção dessa cultura. Estou levando algumas manivas para fazer um experimento na minha propriedade e, se tudo correr bem, pretendo reproduzir e compartilhar com outros produtores da região.”

Já a agricultora Maria José dos Santos, conhecida como Ninha, de Lagarto, valorizou o acesso ao conhecimento. “A gente que trabalha no campo precisa muito desse tipo de informação. Levo comigo muitas dicas valiosas que os técnicos e pesquisadores trouxeram sobre a cultura da mandioca — coisas que vão ajudar muito no meu plantio, no manejo e até na hora da colheita. É gratificante ver que tem gente preocupada em trazer inovação e apoio para nós, agricultores.”

Com ações como o Dia Especial da Mandioca, a Emdagro reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar em Sergipe, promovendo a difusão de novas tecnologias, a valorização das culturas tradicionais e o incentivo à produção sustentável e de qualidade. O sucesso do evento aponta para um futuro promissor na cadeia da mandioca, que, além de alimentar, também pode transformar realidades no campo.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Sada, Adapi e Sesapi alinham ações conjuntas de prevenção e controle da gripe aviária no território piauiense

Próximo

Produtores e extensionistas da Emater-DF participam de excursão técnica ao Espírito Santo para conhecer maior polo de gengibre do Brasil

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}