Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
29/05/2025
Asbraer

Emdagro inicia assistência técnica a agricultores de assentamento em Pirambu

0
0

​Ação atende demanda apresentada no programa Sergipe é aqui e marca o início da assistência técnica continuada a 25 agricultores familiares do assentamento​

29/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emdagro

Foto – Reprodução Emdagro

Nessa terça-feira, 27, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou uma ação técnica no Assentamento Rosa da Pedra, localizado no município de Pirambu, atendendo a 25 agricultores familiares da região. A iniciativa foi fruto de uma solicitação feita pela Associação de Produtores Rurais de Pirambu durante a 40ª edição do programa Sergipe é aqui, promovido pelo Governo do Estado naquele município, no mês de fevereiro deste ano.

Na ocasião, os agricultores entregaram ao presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, um documento reivindicando, entre outros pontos, o início da assistência técnica continuada e apoio específico para o cultivo de mandioca e batata-doce. A resposta veio de forma rápida: em menos de um mês, a equipe técnica da Emdagro do escritório de Japaratuba esteve presente na comunidade para iniciar os trabalhos, com levantamento de demandas e orientações iniciais.

A ação contou com a participação da Coordenação de Agroecologia, ligada à Diretoria de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, representada pelo coordenador Waltenis Braga e pelos engenheiros agrônomos Maria Cleuza Guimarães e Lucas Travassos. Também estiveram presentes os técnicos do escritório local de Japaratuba, Josenildes Meneses e Isaque dos Santos, que passarão a acompanhar os produtores do assentamento.

Em um primeiro momento, houve uma apresentação institucional da Emdagro, com destaque para as ações de agroecologia, seguida de uma escuta ativa das experiências locais. Na sequência, os agricultores receberam os resultados das análises de solo coletadas durante o Sergipe é aqui, bem como mudas frutíferas, manivas de mandioca e ramas de batata-doce. “A nossa intenção é que este apoio seja contínuo, com acompanhamento técnico e incentivo à adoção de práticas sustentáveis, como os sistemas agroflorestais, que podem ser uma excelente alternativa para esta comunidade, rica em recursos naturais, como mananciais de água potável. Também orientamos sobre o acesso ao crédito rural, organização da produção e estratégias de comercialização”, destacou Waltenis Bragas manivas de mandioca e as ramas de batata-doce entregues aos agricultores são oriundas da propriedade do agricultor agroecológico Delson dos Orgânicos, assistido pelo escritório da Emdagro de Itabaiana, e serão utilizadas na formação de um banco comunitário de mudas, que permitirá a multiplicação e autonomia da produção local. Já as mudas frutíferas são de produção própria da Emdagro, provenientes da Granja D. Pedro II, em Aracaju.urante a visita, técnicos e agricultores percorreram áreas de cultivo para avaliar o potencial produtivo da região e propor as melhores práticas para o desenvolvimento agrícola local.

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais de Pirambu, David dos Santos, o momento representa uma mudança de perspectiva para a comunidade. “Aproveitamos a realização do ‘Sergipe é aqui’ para pedir socorro ao presidente da Emdagro, e ele, prontamente, atendeu nosso pleito. Hoje, estamos sendo presenteados com essas manivas e com muito conhecimento. Com esse apoio, vemos um novo horizonte se abrindo para o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou.O agricultor Manoel Givaldo Santos também celebrou a presença dos técnicos e a troca de experiências. “A gente percebe que a Emdagro veio para somar com a gente. Só de estarem aqui e compartilharem esse conhecimento, a gente já vê que o futuro da nossa comunidade pode ser muito melhor. Esse apoio técnico é essencial para quem vive da terra”, declarou.

Com a ação, O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca por meio da Emdagro, reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com a promoção do desenvolvimento rural sustentável, por meio da escuta ativa das comunidades, da assistência técnica qualificada e do incentivo à agroecologia.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Tocantins e Borba, curso de produção de farinha de mandioca do Idam beneficia agricultores familiares

Próximo

Sada levará assistência técnica ao Assentamento Sapucarana, em Teresina

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}