Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
08/04/2025
Asbraer

Emdagro: Agricultores e criadores de São Domingos são atendidos com serviços da Agricultura na 44ª edição do ‘Sergipe é aqui’

0
0

Tradicionalmente conhecido como importante polo de produção de farinha de mandioca, o município teve sua diversidade produtiva em evidência no eventoa

08/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emdagro

Foto – Reprodução Emdagro

A 44ª edição do ‘Sergipe é aqui’ foi realizada nesta sexta-feira, 4, no município de São Domingos. Localizada na região agreste do estado e com potencial econômico voltado para a agricultura, com destaque para a produção de farinha, a cidade foi transformada na sede do governo por um dia. Na oportunidade, o município contou com serviços realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio de suas vinculadas: Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, São Domingos se destaca por seu cultivo de mandioca, com produção média anual de seis mil toneladas, seguido da laranja, com 542 toneladas por an, e de milho, com 300 toneladas anuais. Na criação de animais, os galináceos pontuaram com 15 mil cabeças, seguida de bovinos, com 4.418 cabeças de gado e suínos, com 1.280 cabeças. Entre os produtos de origem animal se destacam o leite de vaca, com produção de 126 mil litros e ovos de galinha, com produção de 24 mil dúzias.

Durante o dia de atividades no ‘Sergipe é aqui’, o Governo do Estado, por meio da Emdagro, distribuiu duas toneladas de sementes de milho para 200 agricultores cadastrados, em uma iniciativa do programa Sementes do Futuro. Também em São Domingos, a empresa realizou mais uma ação do programa Cultivando Hortas, que levou para o Centro de Excelência Emiliano Ribeiro a implantação de uma horta escolar com 200 mudas de tomate, 150 de pimentão e 50 de repolho e doação de 141 pacotes de 100 gramas cada, com variedades de sementes de hortaliças e leguminosas, como tomate, pimentão, repolho, quiabo, couve, cebolinha, alface, beterraba e coentro.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jeziel Tavares, mais conhecido como ‘Neguinho de Venâncio’, foi muito importante receber as ações do governo no município, promovendo uma aproximação maior com a população. “São Domingos vive 90% da produção agrícola, com destaque principalmente para a mandioca, e é um importante polo de produção de farinha em Sergipe, com 100 casas de farinha ativas, gerando 1.200 empregos diretos”, destaca.

A farinha de mandioca produzida no município é comercializada diretamente para pequenos comerciantes e também terceirizada, para revenda em grandes mercados.

Agricultores beneficiados

O agricultor Cladio Vieira aproveitou a oportunidade e fez a coleta de solo de sua propriedade para encaminhar para análise pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Com conhecimento no assunto e já acostumado a realizar essa atividade, o produtor rural que se dedica ao plantio de mandioca, batata doce, macaxeira e hortaliças, assim como à criação de cabras de leite, faz regularmente essa atividade, por entender a sua importância. “Cada cultura exige uma necessidade de nutrientes, qual adubo usar, qual o PH do solo, sua acidez, se precisa de calcário e qual quantidade usar, então estou sempre atento a isso para que minha produção seja boa e eu esteja ciente de como corrigir o que for necessário”, observou.

O produtor José Alves Santana esteve no estande da Agricultura para receber o certificado de vacinação, após ter recebido a equipe da Emdagro em sua propriedade, quando seus animais foram vacinados contra a Brucelose e Clostridiose. “Recebi os técnicos da Emdagro que foram vacinar 11 animais na minha propriedade. Eles chegaram com as duas vacinas (Brucelose e Clostridiose) e o aplicador e vacinaram os animais, e hoje vim aqui para pegar meu certificado. Estou bastante contente”, contou o produtor.

Jailma Nascimento Souza também esteve no estande da Agricultura para conseguir sua muda de acerola. Ela saiu bastante satisfeita. “Gosto de plantar. Na minha propriedade, planto muita coisa, aí eu soube que a Emdagro estava distribuindo as mudas frutíferas e vim saber se tinha de acerola. Já garanti a minha. Estou muito satisfeita, porque sei que as mudas distribuídas pela Emdagro são de qualidade”, disse a agricultura satisfeita.

Coderse presente

A Coderse é responsável pela frente de trabalho dos recursos hídricos; perfura e instala poços; constrói e recupera sistemas de abastecimento, cisternas, barragens; tem sete e administra seis perímetros irrigados. Participante de todas as 44 edições do governo itinerante, a Coderse levou para os sãodominguenses, na tenda da Agricultura, os seus serviços em perfuração e instalação de poços tubulares, e expôs o trabalho realizado na região semiárida de Sergipe, por meio de uma maquete do Programa Água Doce (PAD).

Programa Água Doce

Sergipe tem implantadas 29 unidades de produção de água dessalinizada, onde atende mais de duas mil famílias do semiárido, com o fornecimento de 17.400 litros de água potável por dia. O Governo do Estado, por meio da Seagri e da Coderse, está concluindo a construção de mais três sistemas de abastecimento, para atender mais 400 famílias em Poço Verde, Carira e Porto da Folha. Em 2024, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional veio a Sergipe e anunciou recursos para a construção de 11 novas unidades do PAD em Sergipe.

Fotos: Vieira Filho

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Coxim: Agraer promove reuniões sobre renegociação de dívidas e políticas públicas em assentamentos da reforma agrária

Próximo

Emdagro: Sergipe avança na certificação da produção de mudas de cacau para expandir produção

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}