Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e Médios
13/05/2025
Asbraer

Emdagro: Agricultores do Projeto Jacaré-Curituba conhecem experiências bem-sucedidas com o cultivo do cacau em Arauá

0
0

Intercâmbio objetivou apresentar a diversificação produtiva com culturas alternativas como o cacau

13/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emdagro

Na última terça-feira (23), agricultores do Perímetro Irrigado Jacaré-Curituba, localizado em Canindé de São Francisco, participaram de uma visita técnica ao município de Arauá, com o objetivo de conhecer experiências bem-sucedidas com o cultivo do cacau em solo sergipano. A iniciativa contou com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e buscou fomentar a diversificação produtiva entre os produtores do alto sertão sergipano.

A primeira parada do grupo ocorreu na propriedade do agricultor Manoel da Conceição, referência no município pelo sucesso alcançado com o plantio de cacau em áreas sergipanas. Manoel compartilhou suas experiências e técnicas com os dez agricultores visitantes e os técnicos da Emdagro que os acompanharam, destacando os bons resultados de produtividade e a viabilidade econômica da cultura na região sul do estado.

No período da tarde, a comitiva seguiu até a propriedade de Zé de Chico, também em Arauá, onde pôde conhecer de perto tanto o processo de plantio quanto o ponto de comercialização do cacau produzido na localidade. Os participantes da visita tiveram a oportunidade de entender a cadeia produtiva como um todo, desde a lavoura até a comercialização dos frutos.

Para o Coordenador de Agricultura da Emdagro, Eduardo Barreto, a visita foi estratégica para incentivar a diversificação produtiva nas regiões do semiárido sergipano. “É fundamental que agricultores de outras regiões do estado conheçam experiências de sucesso com culturas alternativas como o cacau. Além de ampliar as possibilidades de renda, a diversificação contribui para a sustentabilidade da produção agrícola”, afirmou.

O agricultor José Edilânio da Silva, do Projeto Jacaré-Curituba, em Canindé de São Francisco, destacou a importância da iniciativa. “Foi uma experiência muito proveitosa. Ver de perto como o cacau pode se desenvolver em Sergipe nos inspira a buscar novas alternativas de produção. Agradeço a Emdagro por me proporcionar essa visita, a seu Manoel e a Zé de Chico pela recepção. Vimos aqui de tudo um pouco, variedades dos frutos do cacau, adubação e poda. Gostei muito do dia de hoje ”, declarou.

A visita técnica reforça o compromisso da Emdagro em estimular o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre agricultores sergipanos, promovendo alternativas sustentáveis e adaptáveis às diferentes realidades regionais do estado.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-DF: Curso de processamento do gengibre ensina produtores a transformar raiz em doces, conservas e cristais salgados

Próximo

SADA: Programa Piauí Mais Genética chega ao município de Simplício Mendes

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}