Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Mercado
05/05/2025
Embrapa

Embrapa assina protocolo de intenções com Finep e MDA

0
0

Foto: Arquivo pessoal/Cristhiane Amâncio

Em seminário temático sobre inovação tecnológica na agricultura familiar realizado na semana passada em Salvador, BA, a Embrapa assinou, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), um protocolo de intenções que formaliza a colaboração das partes no desenvolvimento científico e tecnológico de projetos e ações alinhados ao Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e a Agroecologia (PNPIAF), instituído pela Presidência da República em dezembro passado.

Durante o evento, a Finep anunciou o aporte de R$ 184 milhões em ações de inovação na agricultura familiar e, com isso, o público presente debateu critérios orientadores para o financiamento, a partir da apresentação de projetos temáticos regionais e nacionais. A Rede Nacional de Inovações e Disseminação de Tecnologias em Bioinsumos para a Agricultura Familiar, proposta pela Embrapa Agrobiologia, o MDA, as Universidades Federais de São Carlos e de Goiás e o Instituto Federal de São Paulo, foi uma das iniciativas apresentadas. “Nosso compromisso é o de estruturar uma rede de instituições para fomentar a produção, o desenvolvimento, o controle de qualidade e a adoção de inovações tecnológicas em bioinsumos adequadas às distintas realidades da agricultura familiar”, explica a pesquisadora em inovação social e chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, Cristhiane Amâncio.

O protocolo de intenções assinado permeia as ações para efetivação da Rede de Bioinsumos ao incentivar a elaboração e a gestão de projetos multiorganizacionais, ao promover o desenvolvimento científico e tecnológico para aprimorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas familiares e da soberania alimentar e ao gerar soluções que incrementem a renda e o bem-estar social dos agricultores, fortalecendo cadeias produtivas territoriais. “O investimento na Rede potencializará impactos na coprodução de inovações tecnológicas, promoção de saúde, segurança alimentar e mitigação de impactos ambientais”, cita Amâncio.

Assim, a Rede Nacional de Bioinsumos, enquanto um dos temas prioritários do PNPIAF, estima como resultados o compartilhamento de dados e experiências entre agricultores familiares, o uso de tecnologias adaptadas às mudanças climáticas e à transição ecológica, além da promoção da saúde e da segurança alimentar, com redução do uso de agrotóxicos. “Os objetivos da Rede são ampliar o acesso e o uso de bioinsumos para a promoção da transição agroecológica na agricultura familiar, além da estruturação de uma rede de laboratórios vinculados às instituições de ciência e tecnologia e instituições de ensino públicas para produzir esses insumos, considerando as limitações vigentes de oferta destes produtos pelo atual mercado produtor”, aponta Cristhiane.

A intenção também é desenvolver ou adaptar inovações tecnológicas seguras e que promovam a autonomia de agricultores familiares e suas organizações, assessorar a implantação de empreendimentos coletivos para produção de bioinsumos e melhorar a eficiência da gestão de nutrientes nos agroecossistemas.

Além da Rede Nacional de Bioinsumos, outras iniciativas foram apresentadas no seminário da semana passada. Outros projetos nacionais citados foram um para a criação de um Centro Brasil/China para agricultura familiar, organizado pela Universidade de Brasília; um para a implementação de tecnologias para mecanização agrícola, organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e um de financiamento popular para a produção de alimentos saudáveis, encabeçado por uma empresa privada.

Outros temas abordados em projetos regionais foram agroindústrias, cooperativas de crédito, restauração ambiental, entre outros.

Liliane Gonçalves Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa
[email protected]

Escrito por: Embrapa

Anterior

Emater-RS: Agroindústrias familiares de Machadinho recebem capacitação em Boas Práticas de Fabricação

Próximo

Artigo Embrapa – Por que devemos nos preocupar com o desaparecimento das borboletas, abelhas e outros insetos?

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}