Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
26/06/2025
Asbraer

Ematerce promove curso sobre Aeronave Remotamente Pilotada para Agricultura

0
0

O uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), popularmente conhecidas como drones agrícolas, é uma das inovações que mais vem se destacando​

26/06/2025 |

Foto – Reprodução Ematerce

​

O Posto Avançado de Madalena – CE, vinculado à Gerência de Boa Viagem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – promoveu o Curso sobre Aeronave Remotamente Pilotada para a Agricultura, nas duas primeiras semanas de junho de 2025, na Fazenda Normal, em Uruquê, Quixeramobim, a 212,5km de Fortaleza, na região central do estado. Estiveram presentes técnicos e engenheiros agrônomos que desenvolvem trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, junto aos agricultores familiares, bem como outros convidados de órgãos afins e produtores rurais.

De acordo om o instrutor do curso, o coordenador do Posto Avançado, João Serafim de Souza, “o crescimento tecnológico tem transformado de forma significativa o agronegócio, e o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), popularmente conhecidas como drones agrícolas, é uma das inovações que mais vem se destacando. No Ceará, o uso de ARPs na agricultura tem aumentado, melhorando a produtividade, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade.”

A diretoria da Ematerce esteve representada pelo diretor técnico, Itamar Lemos, que demonstrou o apoio criterioso e total, para a realização de novos cursos, validando o momento pelo qual passa a empresa. Uma reestruturação funcional, tecnológica e de inclusão digital com a criação de aplicativos e sistemas que a coloca num patamar de bem – sucedida no país, projetando um futuro sustentável, com uma agricultura de exatidão, abrangendo agricultores e líderes, que inspiram suas comunidades a alcançar melhores condições de vida.

João Serafim, na sua apresentação visual, explica que “o curso capacita profissionais para operar essas aeronaves de forma segura e técnica. A formação aborda desde a legislação vigente, conceitos de mapeamento aéreo, georreferenciamento e fotogrametria até as boas práticas de aplicações agrícolas, incluindo temas essenciais como calibração de equipamentos e segurança operacional nas operações de campo. Dessa forma, o curso contribui para o desenvolvimento de uma agricultura de precisão mais eficiente e adaptada às condições climáticas e produtivas do estado do Ceará.”

Lembra que há dois anos, o Ceará voltou-se, com mais amplitude, para a utilização dos drones nas atividades da agricultura familiar. “Ele é útil para muitas coisas dentro do nosso contexto. O curso vem alertar nas pessoas que estão adquirindo drones, a consciência de buscar as orientações técnicas de um profissional, de um agrônomo, para o seu uso adequado. Por exemplo: na aplicação de herbicidas, inseticidas, adubação e plantio. Isto porque, este equipamento é capaz de identificar situações, realizar trabalhos, dentre muitas outras praticabilidades, auxiliando produtores, para que os mesmos ou o consumidor do instrumento não gerem, em si, um preconceito com relação a este instrumento tecnológico.”

E prossegue: o produtor de posse do conhecimento é capaz de perceber e apreender, nas consultas de ATER, o planejamento da área a ser explorada, em termos de tamanho, produto, dia e hora. É uma ferramenta a mais na segurança do negócio. O curso vai, também, além nas explanações sobre a manutenção do plantio, com o uso das aeronaves e após a atividade. A exemplificar: lavagem, descarte do resquício de material e observação do local para a tarefa, com o fim de fazê-la segura, preservando o solo e suas camadas.

Ao finalizar, comenta que a ideia é continuar com a capacitação nas gerências regionais, envolvendo todos os escritórios, para qualificar um número maior dos técnicos da empresa, assim como, de interessados individuais ou corporativos, de entidades públicas, sobre como pilotar estes instrumentos. Fomos procurados pela secretaria de agricultura da prefeitura do município de Madalena-CE, que se manifestou, com uma proposta, para que possamos realizar um, para o seu pessoal técnico, aos moldes do que ocorreu em Quixeramobim. É uma mudança no futuro da ATER, na agropecuária direcionada para os pequenos produtores rurais, no Ceará.”

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Aral Moreira, políticas públicas mudam a vida de agricultores familiares atendidos pela Agraer

Próximo

Especialista da Emater-MG explica como certificar produção de ovos e frangos caipiras

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}