Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoNatureza
07/04/2025
Asbraer

Emater-RO: Rondônia faz história: lançando o primeiro PAA Indígena do estado.

0
0

​O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas​

07/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RO

Foto – Reprodução Emater-RO

​

Em um marco histórico para os povos indígenas e para o desenvolvimento sustentável em Rondônia, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (04), na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná, o primeiro Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena do estado. A iniciativa é voltada exclusivamente aos povos originários, garantindo geração de renda, segurança alimentar e valorização das culturas tradicionais.

O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas, incluindo representantes das etnias Gavião, Arara, Suruí e Mondé, além de lideranças governamentais e instituições parceiras como a EMATER-RO, SEAGRI, SEDUC, FUNAI e DSEI.


Rafael Cidade, assessor especial da presidência da EMATER-RO e coordenador do programa no território central do estado, destacou a importância desse avanço:


“É um momento histórico. Desde 2023, a EMATER-RO tem realizado um trabalho direcionado ao atendimento técnico das comunidades indígenas, com foco na extensão rural e no acesso às políticas públicas. Hoje, com o lançamento oficial do PAA Indígena, damos mais um passo importante.”

O programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade. A primeira remessa, inclusive, será destinada às escolas das aldeias — reforçando o ciclo de produção e consumo dentro da própria comunidade.


“É o povo produzindo e consumindo o que produz, com suporte técnico e valorização cultural. A EMATER-RO tem papel essencial nessa orientação, respeitando as particularidades de cada etnia, seja com foco em extrativismo, café, cacau ou hortifrúti”, destacou o governador Cel. Marcos Rocha.

Além do impacto econômico, o programa também contribui para a segurança alimentar das comunidades em situação de vulnerabilidade. Alimentos adquiridos pelo PAA serão distribuídos a escolas indígenas e famílias em situação de insegurança alimentar.

CAF

Outro avanço importante é a emissão das CAFs (Cadastro da Agricultura Familiar), que permite o acesso a créditos como o Pronaf Indígena — uma linha específica de financiamento produtivo sustentável.


“Tornar esses povos visíveis, garantir que tenham acesso a políticas públicas e apoiar uma produção que respeita o meio ambiente é o objetivo principal. É um trabalho construído a muitas mãos, com vários parceiros, e que representa um salto de dignidade para os povos indígenas de Rondônia”, finalizou Diretor Presidente Luciano Brandão.


A próxima etapa agora é o planejamento dos cronogramas de entregas e a consolidação das unidades recebedoras, sempre em diálogo com as lideranças indígenas e os órgãos parceiros.

A próxima etapa é o planejamento dos cronogramas de entregas e a consolidação das unidades recebedoras, sempre em diálogo com as lideranças indígenas e os órgãos parceiros.

Texto e fotos: Rayne Andrade

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

EPAMIG realiza 14ª edição do Dia de Campo Café com Leite

Próximo

Em Coari, Idam distribui 80 mil alevinos a piscicultores da comunidade São Francisco

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}