Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
NaturezaPequenos e Médios
24/06/2025
Asbraer

Emater-RO reforça protagonismo da ATER pública na promoção de soluções sustentáveis

0
0

Rondônia teve papel de destaque pelas ações desenvolvidas pela assistência técnica e extensão rural (Ater) pública no enfrentamento dos desafios ambientais​

24/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RO

Foto – Reprodução Emater-RO

​

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) foi um dos destaques no encontro promovido pelo Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa (Faser), realizado na terça-feira (17). O evento contou com a participação de entidades como Asbraer, Emater-PA e Emater-DF, que apresentaram experiências relacionadas à agricultura sustentável e às mudanças climáticas. Rondônia teve papel de destaque pelas ações desenvolvidas pela assistência técnica e extensão rural (Ater) pública no enfrentamento dos desafios ambientais e no desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Representando a Emater-RO e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o diretor-presidente Luciano Brandão falou das principais ações desenvolvidas pela Ater pública e reforçou o papel estratégico da região Norte, que sediará a COP 30, no debate climático global. “Podemos dizer que, em nível nacional, os serviços de assistência técnica e extensão rural, que chamamos de Ater pública, atua com quatro vertentes principais: o estímulo a técnicas agroecológicas, a conservação dos recursos hídricos, a recuperação de áreas degradadas e a educação ambiental”, ressaltou.

Entre os destaques de Rondônia, Brandão citou três iniciativas emblemáticas: o Projeto CarbCafé, o Monitoramento das Chuvas e o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO)

​Desenvolvimento Sustentável com Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária​

​

PROJETO CARBCAFÉ


O projeto CarbCafé – Café Amazônico com pegada de carbono positiva – é uma iniciativa inédita no país, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com os Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), Sicoob e UFSCar, que visa mapear e estimar o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios que integram a região Matas de Rondônia.

“Esse projeto desenvolveu uma calculadora de carbono voltada para as lavouras de Café Robusta Amazônico, típica da agricultura familiar de Rondônia, capaz de estimar o volume de carbono sequestrado pelas plantações, o que contribui para evidenciar o papel ambiental dos produtores locais”, explica Brandão.

A iniciativa será integrada à vitrine de soluções verdes da COP 30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, como exemplo de produção sustentável com potencial de acesso a mercados de crédito de carbono e valorização do café produzido na região amazônica.

MONITORAMENTO DAS CHUVAS E PREVENÇÃO À CRISE HÍDRICA


Com o agravamento da seca na Amazônia, a Emater-RO desenvolve um sistema de monitoramento de chuvas que conta hoje com mais de cem pluviômetros distribuídos em pontos estratégicos do estado. Os dados são coletados por extensionistas da autarquia e podem ser acompanhados por meio da plataforma digital disponibilizada na página da Emater-RO para toda a população.

A ação visa antecipar cenários de crise hídrica, orientando os produtores quanto ao planejamento de safra, manejo do solo e uso racional da água. Essa coleta de dados climáticos, aliada à assistência técnica voltada à resiliência climática têm sido fundamentais para minimizar os impactos da estiagem na produção agrícola.

​Os pluviômetros estão distribuídos em pontos estratégicos do estado​

​

BAIXA EMISSÃO DE CARBONO NO CAMPO


Rondônia também avança na implementação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável com Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – GGE/ABC+ RO, que integra a estratégia nacional de descarbonização do setor rural.

Nesse segmento, a Emater-RO atua diretamente na capacitação de técnicos e produtores rurais, promovendo práticas sustentáveis como: recuperação de áreas degradadas; integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF); uso de bioinsumos; e conservação de solo e água. Com isso, o estado reforça seu compromisso com uma agricultura de baixo carbono, socialmente justa e ambientalmente responsável.

Para o governador Marcos Rocha, é fundamental que a Emater-RO conscientize o produtor rural acerca da crise hídrica e de suas consequências para as lavouras, da emissão de carbono e de todas as situações decorrentes das mudanças climáticas. “Nós temos adotado as medidas cabíveis, sempre pensando em proteger o bem-estar da nossa população, de nossos produtores rurais e também do desenvolvimento do nosso estado’’, afirmou o governador.

As ações apresentadas pela Emater-RO durante o encontro com a Faser e a Asbraer colocam Rondônia em posição de destaque nas agendas climática e ambiental, mostrando que a produção rural sustentável é possível, viável e, sobretudo, necessária para o futuro da Amazônia e do planeta.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Estudo revela caminhos para aumentar a produtividade da pecuária sem abrir novas áreas

Próximo

Começou ontem, 23, a II Semana Estadual do CAF realizada pela Emater Goiás

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}