Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
21/08/2025
Asbraer

Emater-RO fortalece produção agrícola e valoriza cultura indígena em Nova Colina

0
0

O trabalho da Emater-RO orienta o produtor indígena na condução de suas lavouras

21/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RO

Foto – Reprodução Emater-RO

​

No dia 14 de agosto de 2025, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou um Dia Especial da Cultura Indígena na Aldeia Iterapi, de Nova Colina reunindo produtores, lideranças indígenas e representantes da comunidade. O evento teve por objetivo valorizar, celebrar e fortalecer a identidade, as tradições e os saberes do povo indígena local, integrando-os às ferramentas de gestão e planejamento das atividades produtivas e das políticas públicas de governo para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia.

O trabalho desenvolvido pela Emater-RO junto aos povos indígenas têm sido intensificado nos últimos anos no intuito de atender à crescente demanda que vem se apresentando nas comunidades, principalmente no que se refere às atividades produtivas. Com a realização do Dia Especial da Cultura Indígena, o povo da Aldeia Iterapi teve a oportunidade de assistir às palestras sobre gestão ambiental e planejamento para o plantio de café clonal, atividade que vem sendo desenvolvida pela comunidade local. “Nós estamos buscando fortalecer a atividade familiar para o cultivo de um café sustentável e de potencialidade comercial”, explica o extensionista da Emater-RO, Cesar Augusto Dutra da Rosa.

Para José Palahv Gavião, morador da aldeia Cacoal e presidente da Cooperativa de Produção e Extrativismo sustentável da Floresta Indígena Vekala Igarapé Lourdes (Coopervekala), as ações de assistência técnica têm feito diferença no cotidiano dos produtores. “Acompanhamento das plantações de café, cacau e outros produtos trouxe avanços significativos depois de 2020. O trabalho da Emater orienta o produtor indígena sobre como plantar e manejar a lavoura, e isso é muito importante para nós”, afirmou.

Palahv explica ainda que a cooperativa indígena se dedica à produção e extrativismo sustentável da floresta e que hoje busca um crescimento alinhado à evolução tecnológica nas suas atividades. “A gente espera que futuramente possamos contar com maquinário agrícola, para mecanizar as roças e diminuir as queimadas. Isso ajuda a combater os incêndios na floresta amazônica e garante maior sustentabilidade”, reforçou o presidente.

​Assistência técnica e políticas públicas garantidas pelo governo estadual​

APOIO GOVERNAMENTAL


A presença da Emater-RO e do Governo do Estado no apoio à agricultura indígena tem sido de grande relevância para o desenvolvimento produtivo local, especialmente pela inserção de políticas públicas, a exemplo do programa Plante Mais, que já garantiu mudas de café para a aldeia. No entanto, José Palahv observa que ainda há demandas a serem atendidas. “Recebemos mudas de café, mas precisamos também de sementes de milho, feijão e arroz, que são essenciais para a nossa produção. A cooperativa muitas vezes não tem recurso financeiro para isso, e esperamos que o governo amplie esse apoio”, destacou.

O extensionista da Emater-RO, Cesar Augusto, ressalta ser fundamental os serviços de assistência técnica e extensão rural prestados pela instituição para garantir que o conhecimento técnico chegue até as comunidades mais distantes. “A gente sabe da importância do trabalho que a Emater desenvolve junto aos povos indígenas. Estamos falando de produção de alimentos, de sustentabilidade, de acesso à tecnologia e também de respeito à cultura tradicional. O nosso desafio é grande, mas o retorno é muito gratificante”, afirmou.

VALORIZAÇÃO CULTURAL

​
O Dia Especial da Cultura Indígena realizado pela Emater-RO na aldeia Iterapi foi muito importante também para integrar ações e fortalecer a identidade e tradições do povo indígena. Como forma dessa integração, além das palestras apresentadas pelos extensionistas, foram realizadas apresentações de danças e comidas típicas, destacando a riqueza da tradição do povo Gavião.

​União de conhecimento técnico, políticas públicas e valorização cultural​

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado tem mantido o compromisso de ampliar as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura indígena. “A agricultura familiar e indígena tem um papel estratégico no desenvolvimento de Rondônia. Nosso governo está empenhado em garantir assistência técnica, insumos e equipamentos para que essas comunidades possam produzir com dignidade e qualidade de vida, preservando suas tradições e contribuindo para o crescimento do estado”, destacou.

O evento reafirmou a parceria entre a Emater-RO, o Governo do Estado e as comunidades indígenas, unindo conhecimento técnico, políticas públicas e valorização cultural. Ao mesmo tempo em que fortalece a produção agrícola, a iniciativa contribui para preservar tradições, fomentar o desenvolvimento sustentável e garantir a participação ativa dos povos indígenas no crescimento econômico de Rondônia.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Chuvisca/RS

Próximo

Emater-PA projeta mais de R$ 5 milhões de crédito rural para pecuaristas de Dom Eliseu

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}