Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Economia
19/05/2025
Asbraer

Emater-PA mobiliza pescadores de Belém para crédito rural

0
0

​Iniciativa faz parte do plano estratégia para a Cop-30​

19/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Pelo menos 60 famílias de três ilhas na direção norte da capital paraense, Belém, podem dispor de crédito rural nos próximos meses, a partir de projetos elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Os moradores dos assentamentos federais Ilha Nova, Jutuba e Paquetá trabalham principalmente com extrativismo de açaí de várzea e pesca artesanal. O momento mais recente para repasse de informações e esclarecimentos às comunidades, na última quinta-feira (15), na Ilha Nova, reuniu a equipe de especialistas do Governo do Estado e representantes do Banco da Amazônia (Basa). 

O objetivo do financiamento público pelas linhas A e Acredita, de valores individuais entre R$ 12 mil e R$ 50 mil, é estruturar arranjos produtivos com reforço de cacau e essências florestais (a exemplo de andiroba e cupiúba) no manejo de açaí nativo e prover utensílios para a captura de espécies como camarão regional, douradinha e piramutaba na Baía do Guajará. 

“Essas linhas de crédito são fantásticas para o agricultor familiar da Região Metropolitana. Consideram atividades tradicionais da segurança alimentar e de rentabilidade expressiva, fora o bônus de adimplência significativo, de até 40% de desconto no que tem que ser pago de volta. A roda da socioeconomia gira a favor, com resultado de desenvolvimento sustentável panorâmico”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Belém, Emerson Penha, engenheiro agrônomo. 

 O gestor salienta que a estratégia da Emater de prospecção faz parte do plano estratégico da Instituição para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop-30), a se realizar no município em novembro: “São ações integradas, de inúmeras camadas de políticas públicas, que promovem dignidade humana, cidadania, produção de alimentos e abastecimento”, resume. 

Para a liderança José Carlos Cardoso, de 47 anos, mais conhecido como “Rambo”, da comunidade católica Menino Deus, na Ilha Nova, a oportunidade é única: “A Emater começa ajudando no manejo do açaí, que é uma coisa que eu mesmo não me sinto pronto, preparado, pra fazer com todos os detalhes: a gente limpa, tira toiceira, vê as mais altas, mas sei que existem cálculos, medidas, que a Emater orienta. E daí entra também a questão de crédito: é um dinheiro muito bem-vindo, que dá um impulso”, diz. 

Na entressafra do açaí, Rambo sustenta-se do camarão regional, fisgado com matapi de dentro do rio Mamão e  vendido no trapiche do distrito de Icoaraci: “A gente depende da maré – tem maré que dá e maré que não dá: na ‘maré de lance’, a maré grande, o camarão some; já na “maré de quebra’, maré pequena, a gente chega a pegar uns 50 quilos de camarão por semana”, explica. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Embrapa Roraima abre seleção de bolsista para projeto de fortalecimento da cajucultura

Próximo

Rurap: Mutirão atende 300 agricultores afetados pela praga da mandioca com crédito rural kits de alimentos no Amapá

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}