Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
24/03/2025
Barbara

Emater-PA lança ações estratégicas para a Cop-30

0
0

A Emater-PA tem se consolidado como delegação estratégica do Estado do Pará na agenda ambiental de políticas públicas

24/03/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Nesta sexta-feira (21), em cerimônia no escritório central, em Marituba, na Região Metropolitana (RMB), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) lançou o conjunto de ações preparatórias e efetivas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP), a se realizar em novembro, na capital paraense, Belém.

O evento de lançamento foi transmitido ao vivo em parceria com o Sistema da Federação da Agricultura do Estado do Pará/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faepa/Senar), por meio dos canais nas redes sociais. 

Com unidades físicas em todos os 144 municípios paraenses e um contingente de cerca de mil especialistas, a Emater tem se consolidado como delegação estratégica do Governo do Pará na agenda ambiental de políticas públicas. 

Entre as iniciativas de apoio e divulgação com a Emater à frente na Cop-30, destaca-se a recuperação de cinco mil hectares de áreas degradadas, via recomposição florestal e cultivo de alimentos; a imersão turística em vivências dos sistemas culturais e produtivos de remanescentes de quilombos, como terreiros de candomblé e umbanda, e a realização de feiras, para vitrine e comércio de produtos típicos da Amazônia. 

No ensejo, a Emater apresentou o chamado Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e formalizou a assinatura de termos de cooperação técnica com a Prefeitura de Marituba e com o Sistema Faepa/Senar. Os termos ressaltam compartilhamento de bancos oficiais de dados e formação profissional continuada.  

Conforme o presidente da Emater, Joniel Abreu, as metas da atuação da Emater na Cop-30 evidenciam agricultura sustentável, combate a desmatamento e bioeconomia: “No ano em que a Emater completa 60 anos, recebemos o presente de participar com protagonismo dessa que é mais do que uma Conferência climática: entende-se como a Conferência da Floresta e dos povos que nela habitam, justamente o público beneficiário da Emater: agricultores familiares, extrativistas, indígenas, quilombolas, pescadores, mulheres campesinas, juventude do campo”, anunciou, em discurso. 

O Titular corrobora que todos os programas e projetos especiais da Emater para a COP-30 são contextualizados no (Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural) 2025, o principal instrumento de gestão da Emater, sob alinhamento com o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), na perspectiva da Lei Estadual nº 10.750/2024. “No caso dos Potmas [Povos Tradicionais de Matrizes Africanas], o objetivo na COP-30 é apresentar aos visitantes um roteiro técnico-turístico e religioso de base comunitária na região periurbana de Belém. Também sobressaímos linhas diferenciadas de crédito rural, a exemplo do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] Eco e do Programa ABC [Agricultura de Baixo Carbono]”, frisou. 

O evento contou com a palestra da pedagoga e mestra em Gestão em Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Ivanete Lopes, sobre Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e justiça climática na Amazônia.

O lançamento das ações estratégicas foi feito pela Camila Salim da COPER e da Cristiane Fonseca da COTEC.

E por último teve a apresentação da Comissão da COP-30 da EMATER, tendo como presidente a Cristiane Fonseca da COTEC, Camila Salim da COPER e como membros: Andressa Magalhães-Chefe de Gabinete, Ivanete Lopes- COTEC, Karine Sarraf-Regional das Ilhas, Swasilanne da Fonseca- COPER, Jorge Augusto- CTIC, Haroldo Alessandro Siqueira- Esloc de Santarém, Edosn Rider dos Santos- Esreg de Santarém e Adda Lima- CPLAN.

Solenidade

Estiveram presentes ao ato solene agricultores atendidos e autoridades parceiras da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Prefeitura de Limoeiro do Ajuru, Prefeitura de Marituba, Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Estado de Pesca, Agricultura e Abastecimento (Sedap).

A programação constou, ainda, de uma edição comemorativa da Feira Itinerante da Agricultura Familiar e do Artesanato da Emater, com seis expositores de Ananindeua e Marituba.

No estande da marca Jumbo (Instagram @jumbo5314), a produtora rural Ana Paula Soares, de 44 anos, da comunidade Rosa de Sarón, no bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, contava uma história de empreendedorismo feminino: ela e a sócia, Maria do Socorro Lopes, de 54 anos, moradora do bairro de Águas Lindas, do mesmo município, respondem por iguarias tais quais flor de jambu conservada em azeite e geleia de castanha-do-Pará.

A microempresa foi criada com o apoio do escritório local da Emater em Ananindeua: “Eu e minha sócia éramos colegas de trabalho numa cachaçaria. Quando saímos do emprego, eu me encontrava sem horizonte, não tinha intenção alguma de continuar na produção de alimentos, e daí a Maria do Socorro [sócia] idealizou a Jumbo e a Emater chegou como uma luz, mostrando que era possível, que era viável”, relembra. O acompanhamento da Emater inclui capacitações contínuas de boas práticas e orientação sobre embalagem, rótulo e mercados. 

Soares enxerga-se como elemento importante da COP-30: “Eu, mulher rural, trabalhadora, empreendedora, assistida pela Emater, me sinto parte da Amazônia, indissociável. A COP-30 é um evento das nações unidas e às nações unidas são um povo”, conclama. 

Escrito por: Barbara

Anterior

Epamig: HortPANC abre as inscrições para a 8ª edição

Próximo

Idam emite laudos para a emissão de documentos rurais em Urucurituba

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}