Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
PecuáriaPequenos e Médios
07/08/2025
Asbraer

Emater-PA incentiva pecuária sustentável em Altamira

0
0

Dia de Campo reuniu produtores de leite​

07/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, no Xingu, vem incentivando produtores de leite a adotarem modelos mais sustentáveis de produção. Na atualidade, o Órgão atende de forma direta 80 pecuaristas de foco leiteiro no município.

 A média de criação é de 50 a 100 animais, em geral da raça girolando, dentro de propriedades de 30 a 100 hectares. Algumas das estratégias para minimizar o impacto ecossistêmico da atividade e também para contornar desafios ambientais já existentes, como as mudanças climáticas, são suplementação nutricional do gado, melhoramento genético e manejo do rebanho, tal quais adequação sanitária e uso de tecnologias de monitoramento. 

A suplementação, no caso, de acordo com a equipe da Emater, pode advir de capim e milho plantados nas próprias propriedades. Com silagem, os recursos forrageiros são fermentados anaerobicamente e armazenados, a fim de reforço tático sobretudo nos períodos de estiagem, quando a disponibilidade de pastagem é menor. 

“Indicamos, por exemplo, o BRS Capiaçu, uma cultivar do capim-elefante [Cenchrus purpureus] desenvolvida pela  Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Ainda, existem práticas com sal mineralizado, farelo de milho, farelo de soja. A suplementação volumosa ou de alimentos concentrados é um excelente procedimento para suporte nas épocas de seca. Pela nossa observação, nos últimos anos o período de estiagem na Amazônia tem se intensificado, o que acarreta menos disponibilidade de pastagem e até falta de água de qualidade para os animais”, explica Carlos Waldir dos Santos, veterinário do escritório local da Emater em Altamira, especialista em Produção e Reprodução de Bovinos. 

Evento

No último dia 1º de agosto, vinte famílias de Altamira participaram de um Dia de Campo de Pecuária Sustentável no Sítio Boa Esperança, no Ramal do Paratizinho, no Km 9 da rodovia Transassurini.

O evento, promovido com o apoio da Emater, compõe o projeto internacional Sustenaible Agriculture for Forest Ecosystems (Safe), pela parceria entre a organização não-governamental (ong) Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, do governo alemão, e o governo federal brasileiro.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também contribuíram com palestras e diálogos. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam realiza mutirão de visitas técnicas na zona rural de Manaus

Próximo

EMATER-RIO participa da primeira Exposição Agrícola de Piraí

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}