Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
InsumosNaturezaPequenos e Médios
01/07/2025
Asbraer

Emater-PA incentiva indígenas e quilombolas do Pará a plantar arroz

0
0

Ações fazem parte do programa “Arroz da Gente”, do governo federal

01/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), está articulando ações de incentivo para que indígenas e quilombolas voltem a plantar arroz ou iniciem comercialmente a atividade.

 O objetivo do Programa interministerial Arroz da Gente, que acaba de ser oficializado no Pará pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é a retomada da cadeia produtiva do arroz  pela agricultura familiar como um todo, com destaque aos povos originários e comunidades tradicionais, depois de um hiato histórico provocado sobretudo pela falta de acesso a tecnologias e de oportunidades de comercialização. O Programa tem à frente os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).  

“Pensamos o arroz como elemento-chave de cultura alimentar, no sentido de subsistência e segurança nutricional, porque é um produto que faz parte do dia a dia do brasileiro e compõe de cesta-básica a merenda escolar”, situa a coordenadora técnica da Emater, a médica-veterinária Cristiane Corrêa, mestra em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. 

Em nome da Emater, Corrêa compôs a mesa de lançamento do Arroz da Gente no Pará, no último 27 de de junho, em cerimônia no salão do hotel Beira-Rio, no bairro do Guamá, em Belém. 

De acordo com relatórios de execução e planejamento da Emater, existe potencial imediato de resgate de tradição em municípios como São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, e em Santa Luzia do Pará, no Rio Caeté. Dados indicados por movimentos sociais, tais qual o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), devem ser associados ao Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater) da Emater, a fim de alinhamento de demanda e de perspectiva.


Parceria 

Um acordo de cooperação técnica (act) entre Emater e Conab em provável será assinado ainda este mês, a fim de prever e integrar mobilização de famílias com interesse em cultivo de arroz crioulo e agroecológico, tanto em várzea como em terra alta, com baixo impacto ambiental, para guarnecimento de mercados institucionais, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

A superintendente da Conab no Pará, Rosanna Vallinoto, explica algumas diretrizes: “Apoio a fomento, à estruturação produtiva, resgate, multiplicação, intercâmbio de sementes, comercialização e todo o segmento da produção – e também a equipamentos para armazenagem e processamento. Busca-se, com isso, facilitar o acesso a tecnologias que possam ser adaptadas à realidade de cada lugar – pequenas máquinas, colheitadeiras, elaboração de silos e secadores de pequeno porte, para que o agricultor consiga produzir, beneficiar e estocar o produto”, detalha. 

O papel da Emater, segundo a Gestora, é muito importante para os programas governamentais: “Porque a Emater consegue chegar de forma direta, conceitual e presencial ao nosso público, que é o agricultor familiar, no apoio à produção, à plantação de produtos alimentícios que vão para a mesa do povo”, diz. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam atua na emissão de 30 registros no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar CAF’s para extrativistas de Lábrea

Próximo

Emater-DF promove oficina preparatória para o IX Encontro Distrital de Mulheres Rurais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}