Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
03/04/2025
Asbraer

Emater-MG: Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025 começa nesta quinta-feira

0
0

​​A primeira etapa será realizada em Cabo Verde, no Sul de Minas

​

03/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/MG

Foto – Reprodução Emater-MG

​

BELO HORIZONTE (02/04/25) – O Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025 começa nesta quinta-feira (dia 3 de abril), em Cabo Verde, no Sul de Minas. A série de eventos técnicos, promovida pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, será realizada até o mês de novembro em 22 municípios produtores de café do Sul de Minas. O tema principal do circuito este ano será “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”.

A primeira etapa do circuito será realizada na Associação Esportiva Cabo Verde (rua Prefeito Francisco de Souza, 52), a partir de 13h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 13 horas. A primeira palestra do dia será “Mudanças Climáticas x Adaptações no Manejo do Cafezal”, com o coordenador técnico de Culturas da Emater-MG em Alfenas, Kleso Silva Franco Júnior.

Dificuldades climáticas

O gerente regional da Emater-MG em Lavras Marcos Fabri (responsável pela organização do circuito) ressalta que a temática escolhida é de grande importância para a cafeicultura no momento. “O preço do café subiu no mundo em razão dos problemas climáticos, que vêm prejudicando as safras com secas, granizo, excesso de calor e outras adversidades. Não temos como controlar o clima, mas o manejo da lavoura pode ser mudado para segurar a água da chuva no solo por mais tempo ou aprofundar as raízes do cafezal. Enfim existem técnicas que ajudam minimizar os efeitos da seca e do calor excessivo”, ressalta.

No evento, também haverá palestras sobre “Novas tecnologias para a cafeicultura” (Tales Carrara), “Construção da fertilidade no perfil do solo” (Rodrigo Borges) e “Preparo para a Colheita e Pós-Colheita – Ajuste de Máquinas e Equipamentos” (Ricardo Prince Moreno), além dicas de estratégias de negócios. “Os cafeicultores estão com uma dificuldade grande para encontrar mão-de-obra no meio rural. Em razão disso, o interesse por mecanização virou uma tendência, inclusive de máquinas para atender os pequenos produtores”, explica Fabri.

Desafios do setor

A segunda etapa do Circuito Mineiro da Cafeicultura será, no dia 10 de abril, em Nova Resende. Em abril, também vão acontecer eventos nos municípios de Campo Belo (dia 24) e em Paraguaçu (dia 25). A proposta do circuito é reunir todos os representantes da cadeia produtiva do café (produtores, traders, comerciantes e cooperativas) para uma troca de informações técnicas.

“O setor vive um momento complicado. Os preços do café subiram, porque os agricultores não têm produto para oferecer, devido às dificuldades enfrentadas nos anos anteriores e que ainda persistem, como as questões climáticas adversas, a falta de mão-de-obra no campo e a alta nos custos de produção (inflação). Todos os profissionais da área têm enormes desafios e é importante se informar como ocorre no circuito”, argumenta o gerente da Emater-MG.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura é promovido pela Emater-MG há mais de 20 anos e tem ainda como realizadores a Ufla e a Faepe, com a parceria da Epamig e da Mecaf. Os patrocinadores oficiais do evento são Sicoob, Café Brasil, Solo Fértil e Minas Verde. Todos os eventos do circuito são gratuitos.


​
Etapas do Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025

ABRIL

Dia 3 – Cabo Verde

Dia 10 – Nova Resende

Dia 24 – Campo Belo (dia 24)

Dia 25 – Paraguaçu (dia 25).



MAIO, JUNHO E JULHO– Não haverá eventos em razão do período de colheita do café.


AGOSTO

Dia 28 – Alterosa


SETEMBRO

Dia 04 – Santo Antônio do Amparo

Dia 10 – São Bento do Abade

Dia 12 – Delfinópolis

Dia 17 – Lavras

Dia 18 – Carvalhópolis
​
Dia 25 – Perdões



OUTUBRO

Dia 02 – Guaxupé

Dia 08 – São Sebastião da Bela Vista

Dia 09 – Cambuquira

Dia 10 – Lambari

Dia 22 – São Pedro da União

Dia 23 – Campo do Meio

Dia 30 – Campanha

Dia 31 – Vargem Bonita

NOVEMBRO

Dia 05 – Santa Rita do Sapucaí

Dia 19 – Ilicínea

Dia 26 – São José da Barra


OBS: A programação está sujeita a alterações em razão de imprevistos.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agraer entrega primeiras remessas de calcário pelo Proacinq

Próximo

Emater-RS: A irrigação como fator determinante de produtividade

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}