Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
02/06/2025
Asbraer

Emater Goiás promove IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira em Hidrolândia, no dia 17 de junho

0
0

Evento apresentará resultados de pesquisas e fortalecerá a cadeia produtiva da jabuticaba no município, referência nacional na produção da fruta​

02/06/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/GO

Reprodução – Emater/GO

​A Emater Goiás realiza, no próximo dia 17 de junho, o IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira, no Auditório do Colégio José Amâncio, em Hidrolândia(GO), das 13:h45 às 17h20. O evento tem como objetivo compartilhar os avanços de estudos e fortalecer o cultivo da jabuticaba, fruta símbolo do município, além de promover conhecimento técnico aos produtores rurais, empreendedores e autoridades locais. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas antecipadamente pelo link, ou no local, antes da cerimônia de abertura.

Com safra anual entre setembro e novembro, a jabuticaba atrai visitantes de diversas regiões do país e movimenta a economia local. Reconhecida nacionalmente pela produção da fruta, Hidrolândia possui atualmente 128 pomares, com 250 produtores cadastrados e uma área plantada de 254 hectares, totalizando mais de 64 mil jabuticabeiras e uma produção média anual de 6 mil toneladas.

Segundo o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o encontro reforça o papel da instituição na geração e difusão de conhecimento sobre o cultivo da fruta.

A Emater é parceira histórica dos produtores de jabuticaba em Hidrolândia. Queremos, com este evento, contribuir para a qualificação da produção e ampliar as possibilidades de comercialização e valorização dessa cadeia produtiva, que representa trabalho e renda para muitas famílias goianas, afirma.

A pesquisadora da Emater, Dra. Maurízia de Fátima Carneiro, coordenadora dos estudos sobre a cultura no município e coordenadora do IV encontro, destaca que o evento é uma oportunidade para divulgar os resultados depesquisas em andamento.

Vamos compartilhar dados técnicos atualizados, além de debater tecnologias de manejo, conservação e formas de diversificação das propriedades com frutíferas.

Programação técnica e parceiros de peso

A programação inclui palestras com especialistas da Emater, Codevasf, Sebrae, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Inmet além de representantes da Secretaria de Turismo e Agricultura e da Associação dos Produtores de Jabuticaba e Derivados de Hidrolândia.

Os temas abordados vão desde tecnologias de produção, promoção comercial, economia criativa, indicação geográfica e os desafios e oportunidades para a associação local de produtores. Ao final, haverá uma sessão de pôsteres com apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas por instituições parceiras e um coffee break de encerramento.

A realização é fruto da parceria entre Emater Goiás, IF Goiano – Campus Hidrolândia, Universidade Estadual de Goiás – Campus Palmeiras de Goiás, Prefeitura de Hidrolândia, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura e Agricultura. Além disso, o encontro conta com o apoio da Tratto Agro e Câmara Municipal de Hidrolândia

Programação – IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira


12h45 – Inscrições

13h15 – Abertura oficial

14h00 – Produção e Promoção Comercial de Frutíferas

Luiz Antônio Curado (administrador)
Frederico Calazans (engenheiro agrônomo – Codevasf)

14h40 – Diversificação da propriedade com frutíferas
Prof. Dr. Adelmo Golynski – IF Goiano Morrinhos

15h20 – Economia criativa no turismo rural
Silvio Quirino de Oliveira Júnior – Secretário de Turismo e Cultura de Hidrolândia

15h40 – Apoio ao produtor de jabuticaba
Edvaldo Soares – Secretaria de Agricultura

15h50 – Indicação Geográfica da Jabuticaba de Hidrolândia
Daniela Couto – Sebrae

16h00 – Futuro da Associação de Produtores de Jabuticaba: desafios e oportunidades
Marcos Paulo Batista e Edimar Ilídio – Associação dos Produtores de Jabuticaba

16h10 – Tecnologias de produção, manejo e conservação da jabuticabeira
Dra. Maurízia de Fátima Carneiro – Emater Goiás

16h30 – Sessão de pôsteres: IF Hidrolândia, IF Morrinhos, UEG (Palmeiras de Goiás), Emater Goiás e Inmet

17h20 – Encerramento e coffee break

Serviço


Evento: IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira
Data: 17 de junho de 2025
Horário: Das 13h45 às 17h20
Local: Auditório da Escola Municipal José Amâncio – Hidrolândia (GO)
Entrada: Gratuita

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Prorrogadas inscrições para seleção de produtores de sementes de palma de óleo

Próximo

Emdagro realiza diagnóstico do potencial do umbuzeiro em Canindé do São Francisco e aponta caminhos para geração de renda no semiárido

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}