Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaNatureza
05/06/2025
Asbraer

Emater Goiás contribui com a recuperação 277 hectares de áreas degradadas em Jandaia

0
0

​Projeto envolve técnicos, produtores e parceiros para recuperar nascentes e aumentar a disponibilidade hídrica​

05/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/GO

Foto – Reprodução Emater-GO

​

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Emater Goiás comemora a recuperação de 277 hectares de áreas degradadas em Jandaia, a 120 km de Goiânia. A iniciativa faz parte do Programa Ser Natureza, realizado em parceria com o Ministério Público de Goiás, que tem como objetivo revitalizar as bacias dos córregos Água Limpa e Carrapato. A área recuperada equivale a 278 campos de futebol, aproximadamente. No município, o programa conta ainda com o apoio da Saneago, da Destilaria Nova União, da Prefeitura e da Câmara Municipal.

O programa busca preservar o solo, a água, a vegetação e recursos ambientais em todo o território goiano, por meio do cercamento e plantio em áreas de proteção de nascentes em propriedades rurais, sempre com a supervisão e atuação dos técnicos da Emater Goiás. Em Jandaia, as ações que levaram a este resultado iniciaram em 2017 e contou com o envolvimento de nove agricultores do município.

“Temos o cuidado de conservar as áreas e corrigir intervenções que afetam os mananciais. Isso fortalece a segurança hídrica e garante o uso sustentável do solo” explica o gestor ambiental e técnico em agropecuária Denilson Vieira Lopes, que acompanha as ações realizadas em Jandaia.

Produtores satisfeitos


Valdivina Faria da Silva, produtora rural da Fazenda Água Limpa, participou da ação com a implantação de curvas de nível em 34 hectares, construção de nove represas de contenção, cercamento de nascentes e plantio de mudas nativas do Cerrado.

“Antes, o córrego estava quase seco. Agora a água voltou a correr e nossa propriedade está se recuperando. O apoio técnico da Emater tem sido essencial para garantir a preservação ambiental e também para abrir novas possibilidades de renda”, afirma.

Extensionistas da Emater em preparo de cercamento e terraceamento em Jandaia

Outro produtor que participa do projeto é Hermes Marcolino dos Santos, da Fazenda Walvena. Há 35 anos ele adota práticas de conservação em sua propriedade e, ao conhecer o Programa Ser Natureza, decidiu somar esforços ao projeto.

”Já tínhamos várias iniciativas de preservação, mas com o apoio técnico da Emater ampliamos as ações, instalamos curvas de nível em 200 hectares e reforçamos a recuperação de nascentes. Também plantamos diversas espécies nativas, como ipê, jatobá e baru. Esse trabalho faz toda a diferença para a conservação das áreas próximas aos córregos, pois retém terra e água das chuvas”, destaca.

Além das ações do Programa Ser Natureza, a região também recebeu intervenções do Projeto de Gestão do Solo e Água na Microbacia do Córrego Água Limpa. Foram construídas 25 represas para conter a água das chuvas e 183 metros de cercas para proteger nascentes.

”Os resultados já são visíveis. Tivemos aumento do volume de água e recuperamos a vegetação nativa”, aponta.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, comemora os resultados e reforça a necessidade da ampliação do programa.

“Recuperar e proteger as bacias de abastecimento público do nosso Estado precisa ser uma prioridade. Quando conservamos nossos mananciais, estamos garantindo abastecimento hídrico para todos os goianos”, aponta.

Resultados e parcerias


O Programa Ser Natureza valoriza a participação dos agricultores e de outras instituições, buscando soluções conjuntas para restaurar as áreas degradadas. O modelo colaborativo também evita processos judiciais e acelera a recuperação ambiental.

“A união de esforços e o diálogo é fundamental. Recuperamos áreas importantes para a produção rural e para o abastecimento de água, promovendo práticas que conciliam desenvolvimento e sustentabilidade” conclui Denilson.

A expectativa é que essas ações continuem avançando, consolidando o município de Jandaia como referência em práticas de conservação ambiental e recuperação de nascentes no Cerrado goiano.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agricultoras da região de Itajaí transformam sonhos em negócios graças ao apoio da Epagri

Próximo

Artigo – Produção e conservação podem caminhar juntas na propriedade rural?

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}