Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
18/06/2025
Asbraer

Emater-GO: Agro é Social fortalece agricultura familiar com entrega de benefícios em Morrinhos

0
0

​Durante a 12ª edição do Agro é Social, primeira-dama lidera entrega de 710 certificados de conclusão de curso e 547 cartões do Crédito Social, promovendo capacitação e geração de renda para pequenos produtores do Sul goiano​

18/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/GO

Foto – Reprodução Emater-GO

​

Com foco na promoção do desenvolvimento social, empreendedorismo e geração de emprego e renda, o município de Morrinhos recebeu nesta terça-feira (17/6) a 12ª edição do Agro é Social. Na abertura das atividades, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, entregou 710 certificados de conclusão de diversos cursos e 547 cartões do Crédito Social, cuja soma do investimento chega a R$ 2,7 milhões.

Gracinha enalteceu o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar, responsável por 70% do que é consumido na mesa do brasileiro. “Não podemos falar apenas dos grandes empresários, porque o agro é muito mais que isso. E o governo Caiado está rodando esse Estado [para levar benefícios]. O agricultor não quer favor. São homens e mulheres que estão acostumados na lida do campo, protegendo a sua terra, porque o seu lucro vem dali. Eles precisam do nosso apoio, e é isso que estamos dando”, comentou.

A primeira-dama destacou ainda que o Agro é Social está inserido no Goiás Social, maior programa de combate à pobreza do Brasil. “Ele abre portas, leva capacitação e recursos, permite que o pequeno produtor melhore seu negócio, produzindo mais e melhor”, frisou. “Já fizemos 300 cursos pelo Estado afora, são mais de cinco mil capacitados. Isso é mudança de vida”, acrescentou.

A atual edição formou 34 turmas distribuídas em 10 cursos com várias abordagens, como: avicultura; bolos caseiros; salgados e quitandas; horticultura; suinocultura; piscicultura; bovinocultura sustentável e processamento de mandioca. As capacitações têm o objetivo de qualificar cidadãos de baixa renda para criar oportunidades. Quem concluiu os cursos e atendeu aos critérios previstos em lei, recebeu cartões do Crédito Social com valores de até R$ 5 mil.

Representando o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o Chefe de Gabinete Edilson Alencar parabenizou a atuação de toda a equipe: “são essas pessoas que acordam cedo todo dia, que dão duro no trabalho de levar capacitação para produtor rural e dar a ele oportunidades de ampliar o próprio negócio. É um trabalho em conjunto que ocasiona a transformação no campo”, completa.

A dona de casa Claudiane Santana Barbosa Alves, de 37 anos, fez um curso gratuito de salgados e agora será contemplada com o Crédito Social para alavancar a nova profissão. “Já comecei a trabalhar e estou tirando uma renda. Com esse cartão, vou comprar os materiais e produzir ainda mais”, contou a empreendedora. “É uma iniciativa que ajuda muito as famílias de baixa renda”, elogiou.

O prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carneiro, afirmou que o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha são “professores” quando o assunto é programa social – uma alusão à eficiência da grande rede de proteção implantada no Estado. “São programas que emancipam e fazem com que o cidadão empreenda, e não dependa. Essa é a grande diferença. Em Goiás, as pessoas prosperam”, ressaltou.

Atendimentos


O Agro é Social é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nesta 12ª edição, atende 16 municípios na região Sul: Água Limpa, Aloândia, Buriti Alegre, Caldas Novas, Cromínia, Edéia, Goiatuba, Itumbiara, Joviânia, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil e Rio Quente.

Além da distribuição de benefícios, a estrutura do evento, montada na Feira Coberta de Morrinhos, oferece diversos serviços gratuitos para a comunidade, como: atendimento de saúde, em parceria com a prefeitura; balcão de empregos da Secretaria da Retomada; distribuição de mudas e feira do produtor da Seapa e Emater; entrega do Mix do Bem da OVG; emissão de carteira de identidade e segunda via da CNH; e atividades recreativas para as crianças oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Produtores aprendem técnicas de poda de acerola em oficina da Emater-DF

Próximo

Novo livro do Incaper aborda crise hídrica vivenciada no Espírito Santo entre 2014 e 2017

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}