Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e Médios
29/04/2025
Barbara

Emater-DF: Encontro Técnico sobre Plantio Direto de Hortaliças na Palha reúne produtores e técnicos no Rio Preto

0
0

​O evento reuniu 75 participantes, entre produtores do Distrito Federal, cooperados de Flores de Goiás e Palmital de Minas​

29/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emater-DF

​

Inovação e troca de experiências marcaram o Encontro Técnico sobre Plantio Direto de Hortaliças na Palha, realizado no último sábado (26), no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina-DF. O evento reuniu 75 participantes, entre produtores do Distrito Federal, cooperados de Flores de Goiás e Palmital de Minas, além de técnicos da Emater-DF, Embrapa e representantes de entidades parceiras.

Promovido pela Coopermista, com apoio da Union, Cootaquara, Emater-DF, Embrapa, Sistema OCB/DF e Administração Regional de Planaltina, o encontro foi realizado na propriedade do produtor Ivan Engler, presidente da Coopermista e pioneiro na adoção do sistema de plantio direto na palha na região.

Durante a programação, os participantes percorreram uma caminhada técnica, conhecendo na prática todas as etapas do sistema: do preparo do solo ao manejo da palhada, passando pela irrigação, plantio, colheita e renovação da área. A ação foi conduzida por especialistas da Emater-DF e da Embrapa.

O engenheiro agrônomo da Emater-DF Márcio Meirelles, que foi um dos palestrantes do evento, destacou a importância da difusão da técnica, considerada uma mudança de paradigma para o cultivo de hortaliças. A prática propõe o plantio direto sobre palhadas, com revolvimento mínimo do solo, o que proporciona inúmeros benefícios como a redução da temperatura do solo, conservação da umidade, aumento da atividade biológica, diminuição do uso de agrotóxicos e redução significativa na necessidade de capinas.

Ele explicou que o método traz ganhos em produtividade, qualidade dos produtos e sustentabilidade, além de impactar positivamente o custo de produção dos agricultores. O evento também mostrou na prática exemplos reais de sucesso, reforçando a transformação que o sistema pode trazer para o campo.

“Difundir o plantio direto de hortaliças é transformar a maneira como produzimos alimentos. Estamos falando de um avanço que reduz custos, melhora a produtividade e traz mais sustentabilidade para a horticultura. Ver produtores já adotando a prática após os primeiros eventos mostra que estamos no caminho certo para uma agricultura mais eficiente e responsável”, afirmou Meirelles.

De acordo com Eduardo Damásio, extensionista da Emater-DF e gerente do escritório no Rio Preto, a parceria entre as instituições e a adesão dos produtores “mostram o potencial do plantio direto como ferramenta para otimizar a produção, reduzir custos e promover a sustentabilidade no campo.”

Para Ivan Engler, anfitrião do evento, os primeiros resultados do plantio direto foram decisivos para expandir a prática em sua propriedade. “Percebi uma melhora no pegamento das mudas, menos necessidade de irrigação e controle mais eficiente do mato, tudo isso sem o uso de inseticidas”, relatou. “Esse sistema melhora a saúde do solo, reduz a temperatura da superfície, recicla nutrientes e contribui para um manejo mais sustentável”, completou.

A tecnologia apresentada encantou os visitantes. Muitos produtores manifestaram interesse em implementar a técnica e solicitaram apoio técnico da Emater-DF para iniciarem suas áreas de plantio direto. “Esse é o ganho que buscamos: levar inovação para o campo, aumentar a eficiência, preservar o solo e garantir mais produtividade ao produtor”, destacou Ivan.

Pela Emater-DF, também estiveram presentes no encontro o coordenador de Operações, Fabiano Ibraim, o gerente da empresa no Núcleo Rural Taquara, Revan Soares, e o extensionista Luiz Ueno. O pesquisador da Embrapa Nuno Madeira, que também foi um dos palestrantes, além de representante do Sescoop, do deputado distrital Pepa, e do presidente da Cootaquara, Maurício Rezende, também participaram do evento.

A Emater-DF


Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades do DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Escrito por: Barbara

Anterior

Agraer: Programa Pró-Horta Sapucaia é lançado na Aldeia Taquaperi em Coronel Sapucaia

Próximo

Emater-MG: Do campo ao consumidor: cafés de pequenos produtores mineiros chegam aos supermercados

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}