Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
13/05/2025
Asbraer

Emater-DF: Curso de processamento do gengibre ensina produtores a transformar raiz em doces, conservas e cristais salgados

0
0

Agricultores aprendem a agregar valor à produção, com possibilidades para abrir novos caminhos para comercialização da raiz no DF

13/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emater-DF

​

rodutores rurais do Distrito Federal participaram do primeiro curso de processamento artesanal de gengibre promovido pela Emater-DF. A atividade foi realizada no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Profissional da empresa (Cefor), com o objetivo de ensinar formas práticas de transformar a raiz em produtos com maior tempo de prateleira e valor agregado.

A iniciativa partiu da demanda crescente da Vargem Bonita — atualmente o maior polo produtor de gengibre do DF — e reuniu 17 participantes de diferentes regiões administrativas. Ao longo do curso, os produtores aprenderam receitas de gengibre cristalizado, bala de gengibre, vinagre, conserva, gengibre em pó e geleias, além dos chamados cristais salgados, novidade que surpreendeu os participantes.

“A ideia é aproveitar a safra do gengibre, que ocorre justamente nessa época, e mostrar alternativas simples e viáveis de aproveitamento integral do produto. Assim, os agricultores podem diversificar seus negócios e gerar mais renda”, explicou a extensionista Janaina Dias, responsável por ministrar o curso que aconteceu na última terça-feira (7).

Produtor em Vargem Bonita e membro da Coopervargem, Rusbek Alcântara participou com entusiasmo da atividade. “A gente já produz muito gengibre, mas agora estou vendo possibilidades novas de comercialização. Gostei demais da bala, da conserva e principalmente do cristalizado. Não é difícil de fazer, e vou aplicar lá na propriedade”, contou.

Já a produtora Maria Rubeneide, do Incra 9, em Ceilândia, viu no curso a chance de unir o gengibre à produção de ervas medicinais. “Sempre tive vontade de aprender. Gostei de tudo: o pó, os cristais, a desidratação. Já estou com vontade de cultivar também, para aproveitar esse aprendizado no meu trabalho com chás e fitoterapia”, relatou.

Novas turmas


De acordo com Janaina, a expectativa é que novas turmas sejam abertas, sempre respeitando o período da safra da raiz, quando o gengibre está mais novo e propício ao processamento. “A safra acontece agora, entre abril e junho. No restante do ano, é possível colher, mas o rendimento e a textura não são os mesmos”, explicou. A iniciativa faz parte da estratégia da Emater-DF de fortalecer cadeias produtivas no campo com foco na agregação de valor, capacitação dos produtores e geração de renda.

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Ruraltins apresenta soluções inovadoras para agricultura familiar na Agrotins 2025

Próximo

Emdagro: Agricultores do Projeto Jacaré-Curituba conhecem experiências bem-sucedidas com o cultivo do cacau em Arauá

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}