Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
InsumosPequenos e Médios
11/06/2025
Asbraer

Em Vitória do Xingu, Emater-PA capacita produtores de cacau para subprodutos culinários

0
0

Oficina de geléia e licor é parceria com a Cooperativa de Produtores Orgânicos da Transamazônica​

11/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Atendido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Vitória do Xingu, no Xingu, o agricultor Roberto Lindolfo Mouzinho, de 50 anos, trabalha com 15 mil pés de cacau no sítio Presente de Deus, na comunidade Cobra Choca, no Km 45 da rodovia Transamazônica (Br-230).

“O cacau é um fruto muito rico, com múltiplos usos e disponibilidades. Nosso objetivo é sempre acrescentar importância, qualidade e utilidade”, considera. 

Ele é um dos 20 plantadores de cacau de três comunidades que, nestas quarta (11) e quinta-feira (12), participam de uma oficina de produção artesanal de geléia e licor do fruto, promovida pela Emater em parceria com a Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Transamazônica (Copotran), na sede dessa entidade, na comunidade Jacarezinho. A capacitação prática e teórica aborda etapas como coleta, higienização e cozimento. 

Além de famílias da Cobra Choca e da Jacarezinho, encontram-se presentes famílias da comunidade Baixada. A média de plantio de cacau nas propriedades é de três a oito hectares. A colheita é absorvida pelos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também abastece o mercado de chocolate do Brasil inteiro. 

“A expectativa é ampliar mesmo o leque do que já fazemos: mel, manteiga. Eu, por exemplo, vendo a amêndoa e a polpa, tanto para a Cooperativa, quanto de forma direta no próprio município”, explica Mouzinho. 

Cadeia Produtiva

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Vitória do Xingu, o engenheiro agrônomo Raimundo Barbosa Neto, a atuação da Emater é fundamental no processo de verticalização da cadeia produtiva: “São estratégias de integração da sequência de fases de produção: da matéria-prima à comercialização – e a relevância das possibilidades de beneficiamento, com o resultado de subprodutos de valor agregado. Tudo isso repercute em sustentabilidade”, resume. 

Para o presidente da Copotran, Marcos Roberto Santos, de 42 anos, mais conhecido como “Marquinhos”, a Emater é o principal órgão de apoio à agricultura familiar: “A Emater documenta com o caf [cadastro nacional da agricultura familiar] e intermedeia com o PAA, o Pnae, entre outras ações. No sentido de diversificação de renda, concretizamos várias atividades – e ainda visamos a questão da Cop-30 [30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas], onde pretendemos destaque, representando a Amazônia cacaueira”, aponta. 

No caso da Cop-30, o evento mundial realizar-se-á na capital do Pará, Belém, em novembro, com a articulação do Governo do Pará.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Projetos de crédito elaborados pelo Idam em Novo Aripuanã e Iranduba somam R$ 959 mil

Próximo

Emater-PA em Aurora do Pará articula metas de crédito rural

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}