Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
MercadoNatureza
05/08/2025
Embrapa

Dados sobre preservação são apresentados em evento internacional de oleaginosas

0
0

Foto: Mateus Dias / Aprosoja MT

A atribuição de terras para a proteção ambiental e a destinação de áreas em propriedades privadas para a preservação da vegetação nativa foi tema de palestra ministrada pela chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Alves Magalhães, no 27º Diálogo Internacional de Produtores de Oleaginosas (IOPD) 2025, realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 22 e 23 de julho. A edição de 2025 do evento, que é anual, teve como anfitriãs a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Reunindo lideranças do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Paraguai, Canadá e Austrália para discutir os principais desafios e perspectivas da produção global de oleaginosas. 

Convidada a falar sobre a sustentabilidade do agro brasileiro, Magalhães apresentou um panorama abrangente da legislação ambiental vigente no Brasil e os compromissos assumidos pelos produtores rurais. Na primeira parte da palestra, Magalhães destacou o papel do País na proteção de terras, comparando a proporção de áreas protegidas em território nacional com a de outros países. Utilizando dados globais e conceitos internacionais, ela apresentou o Brasil como protagonista na preservação ambiental.

A palestra abordou ainda o Código Florestal Brasileiro, com explicações para os convidados estrangeiros sobre as obrigações ambientais atribuídas aos imóveis rurais, o funcionamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os sistemas de monitoramento dessas áreas. Lucíola apresentou as análises da Embrapa Territorial que apontam aproximadamente 33,2% do território nacional comprometido com a preservação ambiental em propriedades privadas.

Na dimensão econômica e social da conservação, a pesquisadora trouxe dados elaborados pela equipe da Embrapa Territorial sobre o patrimônio fundiário imobilizado para fins de preservação e conservação ambiental. O valor das terras soma R$ 3 trilhões. 

A dimensão ambiental da palestra contemplou o uso de tecnologias de sensoriamento remoto e sistemas de monitoramento, como o projeto TerraClass e o programa Brasil Mais. Este último, mantido pela Polícia Federal, identifica e coibe o desmatamento ilegal. Também foram mencionados projetos conduzidos por pesquisadores da Embrapa Territorial, como os estudos sobre carbono na citricultura e cafeicultura, a biodiversidade faunística em áreas agrícolas e o compliance ambiental de cafeicultores em Rondônia.

No encontro, as nações participantes redigiram uma resolução conjunta, com foco em temas estratégicos como sustentabilidade, segurança alimentar, uso responsável de insumos e cooperação internacional no agro. O documento reforça o compromisso dos produtores em buscar soluções conjuntas frente às crescentes exigências globais e desafios do setor. Também foi anunciado que o Canadá será o país-sede da 28ª edição do IOPD, marcada para 2026, dando continuidade ao diálogo global entre produtores e fortalecendo os laços institucionais entre os países.

(com informações da Aprosoja)

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa
[email protected]

Escrito por: Embrapa

Anterior

Congresso de mulheres no PA recebe palestra com informações sobre produção e preservação ambiental na agropecuária

Próximo

Brasil investe em pesquisa com planta da tequila para produção de etanol

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}